Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Centenas saem à rua contra alegada violação protagonizada por portugueses

Manifestação visa pôr fim aos ataques machistas.

Centenas saem à rua contra alegada violação protagonizada por portugueses
Notícias ao Minuto

10:19 - 27/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Na tarde desta segunda-feira, centenas de pessoas reuniram-se em Gijón, Espanha, contra a violação de duas jovens da cidade, alegadamente vítimas de quatro turistas portugueses.

Duas jovens mulheres, uma delas de Gijón e uma outra da cidade de Bergara, de 22 e 23 anos, apresentaram queixa na polícia no sábado, alegando terem sido agredidas sexualmente pelos portugueses nessa madrugada.

Sob o lema 'Basta de Manadas', centenas de pessoas juntaram-se no centro da cidade espanhola pelas 19h [18h em Portugal] para mostrar o seu apoio às vítimas e para dizer que 'chega de violência contra as mulheres'.

"Iremos de novo para as ruas. Não permitiremos que uma única violação nem que uma única agressão machista fiquem impunes. Esta segunda-feira às 19 horas estaremos em frente à Câmara Municipal de Gijón a apoiar as vítimas e a denunciar estes agressores e aqueles que do sistema de justiça patriarcal os protegem, emitindo sentenças irrisórias e até de absolvição, falando de "abuso" em vez de violação ou julgando publicamente as vítimas em vez dos agressores", podia ler-se no anúncio da manifestação.

Recorde-se que os quatro portugueses foram detidos formalmente após o tribunal de instrução criminal de Gijón ter deliberado no domingo prolongar a detenção enquanto se aguardava a disponibilização de toda a documentação relativa ao caso de alegado abuso sexual, nomeadamente relatórios clínicos e indicação das lesões sofridas.

Esta segunda-feira, a justiça espanhola emitiu duas ordens de "prisão provisória, comunicadas e sem fiança para dois dos detidos" que foram levados à justiça para interrogatório.

Para os outros dois detidos, "foi emitida uma ordem de libertação provisória" com uma medida cautelar que restringe e proíbe qualquer comunicação com as duas mulheres que apresentaram queixa.

Leia Também: Oficial. Preventiva para dois portugueses acusados de violação em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório