Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Governo do Iraque revela que estavam a ser preparados novos atentados

Os responsáveis pelo atentado em Bagdad preparavam novos ataques para o feriado de Eid-al-Adha, a Festa do Sacrifício, revelou o Ministério do Interior iraquiano, que hoje divulgou imagens de cinco suspeitos presos, três dos quais irmãos.

Governo do Iraque revela que estavam a ser preparados novos atentados
Notícias ao Minuto

10:45 - 25/07/21 por Lusa

Mundo Terrorismo

As forças de segurança iraquianas desmantelaram "duas redes terroristas nas províncias de Anbar (Oeste) e Kirkuk (Norte), responsáveis pelo ataque de 19 de julho em Sadr City", um bairro xiita no leste de Bagdad, anunciou o ministério num comunicado em que acrescenta que os mesmos responsáveis "planeavam novos ataques em outras áreas [da cidade] e noutras províncias durante o Eid".

O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kazimi, tinha já anunciado, no sábado, a prisão dos responsáveis pelo ataque reivindicado pelo ISIS, que matou 30 pessoas num mercado popular frequentado por um elevado número de famílias, na véspera do importante feriado muçulmano.

Segundo a agência France-Presse, a televisão iraquiana transmitiu durante a noite as "confissões" dos cinco suspeitos, incluindo três irmãos, vestidos com macacões amarelos.

O anúncio do desmantelamento da célula foi feito um dia antes de Kazimi partir para Washington, onde será recebido na segunda-feira, pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir a retirada dos soldados americanos do Iraque.

Cerca de 2.500 soldados americanos foram destacados para ajudar as forças iraquianas na luta contra o ISIS.

A organização 'jihadista', que controlou grande parte do território iraquiano entre 2014 e 2017, foi oficialmente derrotada, mas há ainda 'células adormecidas' nas montanhas e regiões desérticas que realizam ataques ocasionais.

Leia Também: Iraque celebra acordo com Líbano para fornecer barris de combustível

Recomendados para si

;
Campo obrigatório