Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Bagdad anuncia prisão dos responsáveis pelo ataque de segunda-feira

Os responsáveis pelo ataque que na segunda-feira matou mais de 30 pessoas, num mercado popular de Bagdad, reivindicados pela organização do Estado Islâmico, foram presos, anunciou hoje o primeiro-ministro iraquiano, Moustafa al-Kazimi.

Bagdad anuncia prisão dos responsáveis pelo ataque de segunda-feira
Notícias ao Minuto

15:35 - 24/07/21 por Lusa

Mundo Bagdad

Numa publicação na rede social Twitter, o governante anunciou terem sido presos "todos os membros da célula terrorista cobarde que planeou e executou o ataque ao mercado de al-Woheilat" de Sadr City, um enorme subúrbio xiita popular a leste da capital iraquiana.

Na publicação, divulgada pela agência France-Presse, Moustafa al-Kazimi acrescenta que os detidos serão hoje levados perante um juiz.

O ataque, na véspera do feriado muçulmano Eid al-Adha, teve como alvo a zona comercial de Bab al-Sharqi, num contexto de tensões políticas sobre o processo eleitoral no país que enfrenta uma grave crise económica.

Segundo o Exército, pelo menos 28 pessoas morreram e 73 pessoas ficaram feridas, a maior parte em estado considerado muito grave.

O atentado ocorreu numa altura do dia em que o mercado estava repleto de pessoas, que se preparavam para celebrar, na terça-feira, o feriado Eid al-Adha, ou Dia do Sacrifício.

Este ano já houve três atentados em bairros densamente povoados de Sadr City.

O anterior ocorreu em abril, em que pelo menos quatro pessoas morreram, numa explosão provocada também por uma bomba artesanal.

Leia Também: Ataque com morteiros ao aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório