Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ataque com morteiros ao aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos EUA

Duas granadas de morteiro foram hoje disparadas em direção ao aeroporto de Bagdad onde estão estacionadas tropas norte-americanas, o segundo ataque do género em dez dias.

Ataque com morteiros ao aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos EUA
Notícias ao Minuto

21:07 - 02/05/21 por Lusa

Mundo Iraque

Este novo incidente ocorre quando Teerão tenta retomar o diálogo sobre o seu programa nuclear com Washington, o seu principal inimigo a par de Israel, e com Riade, o grande rival regional e que também partilha fronteiras com o Iraque.

O ataque de hoje não foi reivindicado no imediato, mas dezenas de ações similares têm sido atribuídas por Washington aos grupos armados iraquianos pró-Irão. Um dos engenhos foi intercetado pelos sistemas de defesa C-RAM, indicou à agência noticiosa AFP um responsável dos serviços de segurança sob anonimato.

No total, e desde a chegada ao poder no final de janeiro do Presidente Joe Biden, cerca de 30 ataques, à bomba ou com morteiros, visaram colunas logísticas iraquianas da coligação "anti-jihadista" liderada pelos EUA, bases com a presença de soldados norte-americanos ou representações diplomáticas dos Estados Unidos.

Dezenas de outros ataques também foram dirigidos contra norte-americanos, incluindo funcionários contratados, desde o outono de 2019 e durante a administração de Donald Trump, com diversos mortos e feridos, à semelhança do que tem sucedido desde janeiro.

Em meados de abril, os ataques atingiram um novo patamar, quando pela primeira vez fações iraquianas pró-iranianas efetuaram um ataque com um drone suicida sobre uma base com soldados norte-americanos no aeroporto de Ebril, o norte curdo do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório