Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Dubai cria 'chuva falsa' para combater a vaga de calor

Tecnologia recorre a drones que libertam cargas elétricas nas nuvens para que se agrupem e formem precipitação.

Dubai cria 'chuva falsa' para combater a vaga de calor
Notícias ao Minuto

22:47 - 21/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EAU

Os Emirados Árabes Unidos (EAU), conhecidos pelos arranha-céus e pelo poder económico, decidiram criar chuva artificial para combater a vaga de calor. Com as temperaturas a rondar os 50 graus, o país tem uma precipitação média de apenas dez centímetros por ano.

A operação foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, e a chuva é criada com recurso a uma tecnologia de drone que liberta cargas elétricas nas nuvens para que se agrupem e formem precipitação.

A ideia é tentar que as gotas se unam umas às outras ao receber o impulso elétrico, "como o cabelo seco num pente", explicou Maarten Ambaum, um dos investigadores.

No domingo, o serviço meteorológico nacional dos Emirados Árabes Unidos divulgou um vídeo das fortes chuvas, que provocaram lençóis de água e complicaram o trânsito.


Desde 2017, os EAU já investiram 15 milhões de dólares em vários projetos para produzir chuva, desde o uso de sal a este dos drones. De acordo com o The Independent, esta deverá ser mesmo a melhor opção, já que dispensa o uso de químicos.

Leia Também: 'Mergulhe' na piscina mais profunda do mundo. Foi inaugurada no Dubai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório