Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Timor analisa segurança alimentar e nutrição antes de cimeira da ONU

O Governo timorense analisou hoje um plano de ação nacional de segurança alimentar e nutrição, e a preparação de Timor-Leste para a cimeira de Sistemas Alimentares, organizada pelas Nações Unidas, em setembro.

Timor analisa segurança alimentar e nutrição antes de cimeira da ONU
Notícias ao Minuto

08:31 - 14/07/21 por Lusa

Mundo Timor

Em comunicado, o executivo explicou que o "Plano de Ação Nacional para a Consolidação da Segurança Alimentar e Nutrição" foi apresentado pelos pontos focais do Scalling Up Nutrition "Sun Movement".

"O Plano propõe um conjunto de indicadores, metas e prioridades para alcançar o grande objetivo de erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover uma agricultura sustentável, de modo a garantir o acesso universal a alimentos seguros e nutritivos, e a erradicação de todas as formas de malnutrição", um dos maiores desafios do país, sublinhou o executivo.

Timor-Leste juntou-se em outubro ao "Movimento SUN", iniciativa internacional de promoção de melhor nutrição e que nasceu de "um reconhecimento global crescente dos problemas de subnutrição e com as preocupações pelo facto de o sistema internacional não estar a conseguir lidar com o problema de forma eficaz".

A ideia surgiu na sequência da criação em 2008 de um grupo de trabalho de alto nível das Nações Unidas sobre segurança alimentar e nutricional, a que se seguiu o Consenso de Copenhaga que reiterou a importância da nutrição para o desenvolvimento.

O assunto marcou a agenda de uma cimeira mundial em 2009, gerando um primeiro movimento que teve o apoio de 80 instituições internacionais

O processo foi formalizado em movimento global em 2012.

Na reunião de hoje o Governo ouviu ainda uma apresentação, pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Julião da Silva, sobre a participação de Timor-Leste na Cimeira que terá lugar paralelamente à 76.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.

Essa cimeira será precedida de uma pré-cimeira de três dias, organizada pela Itália de 26 a 28 de julho de 2021, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Roma.

Segundo o Governo, o objetivo da Cimeira sobre Sistemas Alimentares "é lançar, no contexto mais vasto da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, ações arrojadas destinadas a transformar a forma como o mundo produz e consome alimentos, de modo a assegurar a capacidade duradoura de alimentar de forma sustentável a população mundial em crescimento".

Leia Também: Timor-Leste aprova compra de Pfizer especialmente dirigida a jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório