Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Joe Biden nomeia republicano Jeff Flake para embaixador na Turquia

O presidente norte-americano Joe Biden nomeou para embaixador na Turquia o ex-senador Jeff Flake, candidato nas eleições primárias republicanas em 2020, que abandonou o senado em desacordo com o ex-presidente Donald Trump.

Joe Biden nomeia republicano Jeff Flake para embaixador na Turquia
Notícias ao Minuto

06:17 - 14/07/21 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Flake foi membro do Senado dos Estados Unidos pelo estado do Arizona entre 2013 a 2019 e antes tinha estado na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (entre 2001 e 2013).

Flake saiu do Senado no final do seu mandato, em 2019, em frontal oposição ao seu partido e ao então presidente Donald Trump, recorda a AP.

"Com esta indicação, o governo Biden reafirma a melhor tradição da política externa e diplomacia norte-americanas: o credo de que a política partidária deve parar na beira da água. A política externa dos EUA pode e deve ser bipartidária", afirmou hoje Jeff Flake em comunicado citado pela AP.

A Casa Branca disse que Biden pretendia manter as nomeações políticas em cerca de 30% das escolhas de embaixadores.

Mais de 43% das nomeações para embaixador de Donald Trump foram nomeados políticos, em comparação com 30,5% para Barack Obama e 31,8% para George W. Bush, segundo a American Foreign Service Association.

Jeff Flake tem à sua espera um cargo diplomático sensível, já que é longa a lista de desacordos entre os EUA e a Turquia, a começar pelo apoio norte-americano ao curdos na Síria, a compra de armas à Rússia por parte dos turcos e a posição de Biden quando classificou de "genocídio" a matança em massa da era otomana e as deportações de arménios.

A Casa Branca divulgou também que Biden escolheu o diplomata de carreira sénior Kent Logsdon para embaixador na Moldávia.

Nos últimos dias, foi tornado público o nome de quem estará na embaixada da Alemanha: a presidente da Universidade da Pensilvânia Amy Gutmann.

Outra escolha de Biden recaiu no presidente da câmara de Los Angeles Eric Garcetti para embaixador na Índia, considerado um dos mais difíceis postos diplomáticos.

Em meados de junho, o presidente revelou a escolha de vários embaixadores de alto nível, aproveitando diplomatas de carreira com experiência em política externa, mas também aliados políticos e até estrelas da aviação.

As opções incluem o ex-secretário do Interior Ken Salazar, como embaixador no México, e o ex-secretário adjunto de Estado Tom Nides, como embaixador em Israel.

O piloto aposentado C.B. "Sully" Sullenberger, que ficou famoso ao conseguir amarar de emergência no rio Hudson sem fatalidades, foi nomeado para servir como representante dos EUA no Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional.

Marc Ostfield, um veterano de 30 anos no Departamento de Estado, foi o escolhido para embaixador no Paraguai.

Já Julianne "Julie" Smith, ex-assessora de segurança nacional do governo Obama, é a nova representante permanente no Conselho da NATO.

Leia Também: Presidente dos EUA apela ao regime cubano para "ouvir o povo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório