Meteorologia

  • 29 JULHO 2021
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Anúncio "gráfico" para apelar à vacinação gera críticas na Austrália

Anúncio foi divulgado no fim de semana e mostra uma mulher a sufocar no hospital. Ministro da Saúde defendeu o anúncio.

Um anúncio destinado a sensibilizar para a vacinação entre os mais jovens, na Austrália, foi alvo de duras críticas por recorrer ao tom de ameaça e medo, algo que poderá ter o efeito contrário numa faixa etária que ainda não está elegível para ser vacinada no país.

O anúncio em causa, divulgado este domingo, mostra uma mulher jovem numa cama de hospital a respirar com extrema dificuldade, como se estivesse a sufocar.

O vídeo, que pode ver acima, é um de dois anúncios que foram lançados no fim de semana pelo governo australiano, no âmbito de uma campanha de sensibilização para a toma da vacina.  O outro vídeo mostra vários braços com pensos rápidos onde se pode ler: "Arma-te contra a Covid-19".

O anúncio foi definido por alguns críticos como "gráfico". Jessica Kaufman, investigadora pediatra, disse, citada pelo Guardian, que "recorre fortemente a táticas de ameaça e ao medo".

O ministro da Saúde, Greg Hunt, já reagiu às críticas, indicando que a campanha sempre esteve planeada para "este exato momento", ao passo que o vídeo da mulher no hospital estava em reserva para ser lançado num momento de surto mais grave. A mensagem, defendeu o governante, é que qualquer pessoa pode salvar uma vida sendo vacinada, assim como qualquer pessoa pode arriscar uma vida.

"Esta é a mensagem, assim como com o anúncio mais difícil e desafiador, mas deliberadamente feito, como preparação para um surto mais grave, e aprovado pelas autoridades médicas como sendo a melhor altura para o fazer", disse, esta segunda-feira.

Leia Também: Covid-19. Austrália regista primeira morte em quase três meses

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório