Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: "Conseguimos antecipar objetivo"; 150 mil mortos em África

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: "Conseguimos antecipar objetivo"; 150 mil mortos em África
Notícias ao Minuto

08:04 - 10/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A partir deste sábado, os restaurantes em concelhos de maior risco passam a ter de exigir certificado digital ou teste negativo à Covid-19 a partir das 19h00 de sexta-feira e aos fins de semana, para refeições no interior dos estabelecimentos.

O acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental passa também a estar sujeito às mesmas regras. Recorde aqui os 68 dos 278 concelhos que se encontram em risco elevado ou muito elevado.

Contudo, nestes concelhos, há mais restrições em vigor, a fim de combater a nova vaga do vírus, como por exemplo a limitação de circulação na via pública entre as 23h00 e as 5h00. Confira aqui todos as medidas em vigor

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00- Boa noite! Este acompanhamento termina aqui, mas será retomado um novo na manhã de domingo. Já sabe, em caso de sintomas e/ou de contacto com um caso positivo, isole-se e contacte a Saúde 24: 808 24 24 24. 

23h35 - O estádio do Maracanã registava, a poucas horas da final da Copa América de futebol, aglomeração de adeptos, muitos dos quais com testes negativos para o novo coronavírus forjados.

23h20 - O Brasil registou, nas últimas horas, mais 48.504 contágios, elevando o total acumulado para 19.069.003. Nas últimas 24 horas, morreram mais 1.205 pessoas com Covid-19 (o total de óbitos é agora de 532.893).

22h00 - Primeiro-ministro assinala meta alcançada na vacinação. "Acelerámos a vacinação e conseguimos antecipar o nosso objetivo, graças ao empenho dos profissionais de saúde e dos portugueses", escreveu no Twitter, acrescentando: "Continuamos o trabalho para vencer o vírus". 

20h38 - África regista 150.644 mortos devido à Covid-19 e 5.880.212 casos de contágio desde o início da pandemia, segundo dados divulgados hoje pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

20h05 - Portugal emitiu, até este sábado, mais de 2.4 milhões de certificados digitais Covid-19 da União Europeia até agora, avança a TVI24.

19h35 - O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse hoje que "o mundo como um todo" não vai superar a pandemia antes de 2023, embora a Europa esteja já "a sair do túnel". A Europa está a "sair do túnel", mas a situação ainda é difícil na América do Sul, África e Índia, disse Borrell.  "O mundo como um todo não vai superar o vírus até 2023. Perante nós está uma longa luta contra a pandemia", afirmou,

19h15 - Portugal deverá atingir, dentro de quatro semanas, a meta de ter 70% da população adulta totalmente vacinada, disse o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, em declarações à RTP. "Dentro de quatro semanas esses 70% sejam atingidos e até superados", afirmou, relembrando que há 50% da população adulta já com as duas doses tomadas. "A lógica é as vacinas chegam e são tomadas", declarou ainda o Secretário de Estado, prevendo que, no máximo, daqui a duas semanas a vacinação dos maiores de 18 anos ficará disponível. 

Sobre o cenário epidemiológico do país, o governante sublinhou que o Governo e autoridades estão atentos à subida dos internamentos, mas frisou que não se espera que o SNS atinja níveis de stress como já chegou a atingir nos períodos mais críticos. Além disso, as vacinas conferem proteção para doença grave no caso de infeção com a variante Delta, argumentou. "É preciso que a vacinação avance a um bom ritmo", notou, apelando ao cumprimento das medidas de segurança.

18h30 -  Madeira. As autoridades madeirenses reportaram 14 novos casos de covid-19 e mais 13 doentes recuperados nas últimas 24 horas, registando 104 situações ativas, refere hoje o boletim epidemiológico da Direção Regional de Saúde (DRS).

17h40 - O Governo anunciou que Portugal alcançou a meta de ter 70% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. 

16h47 - Itália registou, este sábado, um ligeiro aumento de infeções. As autoridades de saúde italianas reportaram mais 1.400 casos de Covid-19 e 12 mortes devido à doença, nas últimas 24 horas.

16h30 - Cafés podem funcionar até às 22h30. Os estabelecimentos similares da restauração, como cafés e pastelarias, situados nos concelhos de risco elevado e muito elevado poderão funcionar ao fim de semana até às 22h30, sem necessidade de os clientes apresentarem certificado digital ou teste negativo à Covid-19, esclareceu o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. No entanto, os estabelecimentos que servirem refeições terão de seguir as mesmas regras aplicadas aos restaurantes. 
  

16h15 - O Reino Unido registou 34 mortes e 32.367 novos casos de Covid-19 este sábado. O número de óbitos aumentou, em relação a ontem. Já as infeções diminuíram.

15h58 - Os Países Baixos reportaram, este sábado, 10.345 novos casos de Covid-19. Desde o Natal que não eram diagnosticados tantos casos de infeção no país.

15h30 - A presidente da Comissão Europeia garantiu, este sábado, que há doses para vacinar contra a Covid-19 70% dos adultos da União Europeia ainda este mês.

15h01 - CDS quer explicações sobre realização e certificação de autotestes: O CDS-PP quer explicações sobre a realização e certificação de autotestes para detetar a doença covid-19 e questionou a ministra da Saúde sobre a capacidade de resposta das farmácias e quais os profissionais de saúde habilitados a certificar.

14h46 - Positivos vão aumentar mas a parte mais pesada já passou: O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que, apesar de ser previsível um aumento dos casos positivos, já passou a fase mais pesada da pandemia de covid-19.

14h05 - Atualização em Portugal: Portugal reportou, nas últimas 24 horas, mais 3.162 novos contágios de Covid-19 e seis mortos associados à doença, informou este sábado a Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Segundo as autoridades de saúde, foi registado um aumento nos internamentos, sendo que mais 15 pessoas deram entrada nas enfermarias (total de 632) e mais três nos cuidados intensivos (total de 144). 

Quanto à distribuição geográfica, o Norte aproxima-se de Lisboa em termos de novos casos. Nas últimas 24 horas, a Norte contabilizaram-se mais 1.047 casos e em Lisboa e Vale do Tejo 1.407. 

14h00 - Atualização nos Açores: Os Açores somam hoje um total de 49 novos casos de covid-19, depois de terem sido detetados 46 casos em São Miguel, dois na Terceira e um nas Flores, e ainda 24 recuperações, nas últimas 24 horas.

13h05 - BE quer que Governo melhore condições das equipas de Saúde Pública: A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu hoje no Porto que "não há nenhuma regra que seja imposta a um restaurante ou a um hotel que possa substituir a obrigação do Governo de contratar equipas de Saúde Pública".

12h52 - "O Certificado digital garante mais segurança na circulação das pessoas. A partir de hoje é utilizado nos restaurantes e alojamentos turísticos".

11h50 - Se tem mais de 25 anos e ainda não foi vacinado, pode fazer o agendamento, recorda o SNS. 

11h12 - Estádio de Coimbra recebe Bênção das Pastas mediante teste ou certificado: A missa da Bênção das Pastas dos alunos finalistas do ensino superior de Coimbra realiza-se no dia 25, no Estádio Cidade de Coimbra, obrigando a teste negativo, certificado de vacinação completa ou certificado de recuperação da covid-19.

10h51 - Vinte casos positivos viajam de avião de Espanha para a Bélgica: Vinte jovens belgas que testaram positivo no teste do coronavírus viajaram de avião, nos últimos dias, de Espanha para o seu país, de acordo com vários meios de comunicação belgas.

10h41 - Governo britânico planeia certificado de vacinação a partir de setembro: O Governo britânico planeia emitir a partir de setembro certificados de vacinação contra a covid-19 em Inglaterra, que serão necessários para entrar em bares e restaurantes, para evitar uma outra onda do novo coronavírus, revelou hoje um jornal.

10h36 - UE pode vacinar 70% da população este mês: A União Europeia (UE) já recebeu as doses das vacinas contra a Covid-19 necessárias para inocular 70% da sua população adulta. 

De acordo com o comunicado de Ursula von der Leyen, citado pela imprensa internacional, 500 milhões das vacinas serão distribuídas aos 27 estados membros até o domingo, colocando-os "em posição de vacinar totalmente pelo menos 70% dos adultos da UE ainda este mês".

“Agora, os Estados membros devem fazer de tudo para aumentar a vacinação. Só assim estaremos seguros”, afirmou

10h35 - Testar é fundamental, lembra, este sábado, o SNS: 

10h33 - Eis os postos móveis de testagem à Covid-19 em Lisboa:

10h31 - Certificado Digital pode ser pedido nos Espaços Cidadão: O Ministério da Modernização do Estado e da Administração informou, este sábado, que é possível pedir presencialmente o Certificado Digital Covid nos balcões dos Espaços Cidadão.

10h01 - Coreia do Sul bate recorde de novos casos. A Coreia do Sul registou, este sábado, mais um recorde de novos contágios pelo terceiro dia consecutivo. De acordo com as autoridades de saúde do país, nas últimas 24 horas, foram contabilizados mais 1.378 novos casos, sendo que o último máximo diário de infetados tinha sido reportado ontem, ao terem sido identificados mais 1.316 novos casos. 

Notícias ao Minuto Seoul, a capital da Coreia do Sul, é a região mais afetada pela pandemia do país. © Reuters

9h36 - Para jovens indecisos sobre vacinação, mudar comunicação é o melhor, dizem especialistas. A indecisão de alguns jovens relativamente à vacinação contra a Covid-19 tem merecido a preocupação das autoridades, mas para dois especialistas o remédio mais eficaz passa por melhorar a comunicação e aproximá-la dessa faixa etária.

"Penso que a estratégia mais eficaz passa pela transmissão de informação, sobretudo nas redes sociais, para transmitir uma informação que vá ao encontro dos jovens", considerou, por exemplo, Patrícia Hilário, investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que é uma das coordenadoras nacionais do projeto 'VAX-TRUST' que estuda a hesitação vacinal na Europa.

9h09 - Programa Apoiar fez chegar às empresas 1,1 mil milhões no 1.º semestre. O programa Apoiar fez chegar às empresas, até ao final do primeiro semestre, "pagamentos superiores a 1,1 mil milhões de euros" nos setores mais afetados pela Covid-19, divulgou hoje o gabinete do ministro da Economia.

8h24 - Índia regista mais de 42 mil novos casos em 24 horas. A Índia reportou, nas últimas 24 horas, mais 42.766 novos contágios de Covid-19 e 1.206 óbitos associados à doença, revelou este sábado o Ministério da Saúde indiano. Ainda que dados epidemiológicos tenham melhorado no último mês, a situação pandémica no país continua a ser extremamente grave, sendo que o Governo alertou esta semana que esta vaga está longe de ter terminado e que o número de casos ativos e hospitalizações ainda é muito preocupante. 

7h58 - China deteta sete casos por contágio local. A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje que detetou 26 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo sete por contágio local, na província de Yunnan, no sul do país.

7h41 - Alemanha regista mais 952 novos casos e 35 mortes. A Alemanha reportou, nas últimas 24 horas, mais 952 novos contágios de Covid-19 e 35 óbitos associados à doença, informou este sábado o Instituto Robert Koch. Também de acordo com o instituto, a incidência do novo coronavírus subiu, no espaço de um dia, de 5,5 para 5,8.

7h23 - Citrinos algarvios valorizaram durante pandemia. A produção e venda de citrinos algarvios não se ressentiu com a pandemia e a venda aumentou em 2020 atingindo valores até fora do habitual, mas a campanha de 2021 já divide dois dos maiores operadores na região.

7h00 - Argentina prolonga restrições para regresso de cidadãos. O Governo argentino estendeu as restrições que limitam o regresso dos seus cidadãos, apesar de aumentar o aumento diário de entradas, levando as companhias aéreas a avaliarem as operações no país.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos sobre a evolução da pandemia, que decorreram durante o durante o dia de ontem, em Portugal e no mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório