Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Encontrados 14 descendentes de Leonardo da Vinci vivos

São todos homens, têm idades entre 1 e 85 anos e vivem na Toscana.

Encontrados 14 descendentes de Leonardo da Vinci vivos
Notícias ao Minuto

08:55 - 08/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Estudo

Um estudo sobre a história da família do artista italiano renascentista Leonardo da Vinci afirma ter encontrado 14 descendentes vivos, o mais jovem com um ano de idade apenas.

Embora não tenham sido identificados, foram dados detalhes sobre quem são: homens, com idades entre 1 e 85 anos, residentes na região da Toscana, em Itália, e com empregos comuns.

O estudo, feito a partir da reconstrução de uma árvore genealógica que remonta há 690 anos e 21 gerações, foi liderado pelo fundador do Museu Leonardo Da Vinci, Alessandro Vezzosi, e pela presidente da Associação Leonardo Da Vinci, Agnese Sabato. O objetivo do estudo, que expande um já feito em 2016, é reconstruir o perfil genético do génio. 

Na pesquisa feita em 2016 já tinham sido encontrados 35 descendentes do artista italiano, mas eram "mais indiretos", não contribuindo por isso com informações úteis sobre o ADN de Leonardo da Vinci e, em particular,  sobre o cromossoma Y, que é "transmitido aos descendentes masculinos e permanece quase sem variações por 25 gerações", disse Vezzosi em declarações à Ansa.

O ADN destes 14 descendentes masculinos vivos vai continuar a ser analisado nos próximos meses, comparando-se o cromossoma Y com o dos ancestrais em cemitérios antigos e modernos. 

O primeiro túmulo de Leonardo da Vinci foi na capela de Saint-Florentin, no vale do Loire, em França, mas foi destruído durante a Revolução Francesa. Os seus restos mortais encontram-se atualmente na capela menor do castelo.

Leia Também: Museu Nacional de Arte Antiga sem conservadores de pintura nem manutenção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório