Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EUA pedem ao Irão para parar escalada de experiências com nuclear

Os Estados Unidos consideraram hoje "inquietante" que o Irão se esteja a afastar dos seus compromissos em matéria nuclear, que vê como "provocações", num alerta que foi recebido com "grande preocupação" pela França, Alemanha e Reino Unido.

EUA pedem ao Irão para parar escalada de experiências com nuclear
Notícias ao Minuto

23:49 - 06/07/21 por Lusa

Mundo EUA

inquietante que o Irão tenha escolhido a escalada (...) com experiências voltadas para o interesse na pesquisa de armas nucleares", declarou o porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Ned Price.

Teerão tinha começado em fevereiro a produção de urânio metálico para fins de pesquisa, uma matéria sensível, porque pode ser utilizado no fabrico de armas nucleares, e agora pretende passar a um nível superior de enriquecimento, com uma taxa de 20%, confirmou hoje a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

"Trata-se de um novo passo atrás da parte do Irão, enquanto nós [Estados Unidos] mostrámos a nossa intenção sincera de regressar ao acordo sobre o nuclear iraniano, alcançado em Viena, em 2015, comentou Ned Price.

Num comunicado conjunto, os ministros dos Negócios Estrangeiros da França, Alemanha e Reino Unido também exprimiram "grande preocupação" sobre o relatório da AIEA.

Para os ministros europeus, ao escolher esta via, o Irão "coloca em risco a possibilidade de concluir as discussões com sucesso", em Viena.

Depois de um compromisso de não criar armas atómicas e reduzir drasticamente o seu programa nuclear, sob controlo da ONU, o Irão foi confrontado com a decisão de retirada do acordo pelo presidente norte-americano Donald Trump, em 2018, e renunciou também à maior parte das suas obrigações.

Em abril, ambas as partes voltaram à mesa das negociações, na capital austríaca, para que os Estados Unidos também retrocedessem no caminho traçado por Trump, mas a situação manteve-se num impasse.

"Continuamos a pensar que a via diplomática é a melhor e a mais eficaz para assegurar que o Irão não irá adquirir armas nucleares", comentou o porta-voz da diplomacia norte-americana.

Leia Também: EUA expressam "grande preocupação" junto de primeiro-ministro etíope

Recomendados para si

;
Campo obrigatório