Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EUA expressam "grande preocupação" junto de primeiro-ministro etíope

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, falou hoje com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, a quem expressou a "grande preocupação" com a crise humanitária na região norte de Tigray.

EUA expressam "grande preocupação" junto de primeiro-ministro etíope
Notícias ao Minuto

21:35 - 06/07/21 por Lusa

Mundo Etiópia

A informação foi anunciada pelo Departamento de Estado norte-americano, num comunicado divulgado hoje no seu portal.

"O secretário Blinken expressou a nossa grande preocupação com a crise humanitária na região de Tigray e apelou para um acesso humanitário imediato, completo e sem entraves para evitar mais perdas de vidas humanas", refere o documento.

"O secretário reafirmou também o empenho dos Estados Unidos na agenda de reformas da Etiópia e o nosso apoio às próximas eleições nacionais, paz e segurança, democracia e direitos humanos, justiça e responsabilidade e prosperidade económica para todos os etíopes", conclui a nota.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, Prémio Nobel da Paz em 2019, lançou uma intervenção militar em 04 de novembro para derrubar a TPLF, o partido eleito e no poder no estado.

O Exército federal etíope foi apoiado por forças da Eritreia. Depois de vários dias, Abiy Ahmed declarou vitória em 28 de novembro, com a captura da capital regional, Mekele, frente à TPLF, partido que, até à chegada de Abiy Ahmed, controlou a Etiópia durante quase 30 anos.

No entanto os combates continuaram e as forças eritreias são acusadas de conduzirem vários massacres e crimes sexuais.

No passado dia 28, Adis Abeba anunciou um cessar-fogo unilateral, aceite, em princípio, pelas forças de Tigray.

Na passada sexta-feira, as Nações Unidas alertaram para a deterioração "dramática" da situação humanitária na região, destacando que há cerca de 400.000 pessoas em situação de fome e 1,8 milhões em risco.

Leia Também: Governo etíope diz que capital do Tigray não tem "importância militar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório