Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Equipas trabalham a "100%" em Surfside perante ameaça da tempestade Elsa

A chuva e o vento mais intenso já se fazem sentir, mas as equipas de busca e resgate continuam a procurar sobreviventes do edifício que colapsou.

Notícias ao Minuto

09:26 - 06/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Colapso parcial de edifício Miami

Os esforços das equipas de busca e resgate que trabalham nos destroços do condomínio Champlain Towers South que colapsou parcialmente em Surfside, na Flórida, no passado dia 24 de junho, tornaram-se ainda mais urgentes face à aproximação da tempestade tropical Elsa ao estado no sul dos Estados Unidos.

A tempestade tropical vai representar um desafio extra para as equipas que estão no local e pode ameaçá-las com chuvas intensas e até a possibilidade de tornados, segundo a CNN.

Nesta altura, as equipas de busca e resgate já estão a ser atingidas pela chuva e por ventos fortes.

Disso mesmo deram conta os bombeiros de Miami-Dade, que publicaram no Twitter um vídeo que mostra os trabalhos nos destroços mesmo perante “a chegada do clima inclemente” devido à aproximação da tempestade tropical Elsa.

Mas os trabalhos para encontrar mais sobreviventes ou para retirar corpos de vítimas mortais continuam. Já foram confirmadas 28 mortes, mas 117 pessoas continuam desaparecidas.

“Estamos agora a 100% com toda a força, toda a capacidade para retirar toda a gente daquele monte de destroços”, disse o ‘mayor’ de Surfside, Charles Burkett. De recordar que as operações de busca e de resgate foram retomadas esta segunda-feira após ter sido demolida a estrutura do edifício que permanecia de pé.

O meteorologista Robert Molleda do National Weather Service afirmou à CNN que a tempestade tropical Elsa deve passar junto à costa oeste da Flórida. Mas admite que Surfside enfrente condições perigosas, incluindo “chuva intensa, possíveis cheias, e até a possibilidade de um dois tornados que passem pelo sul da Flórida”.

Leia Também: Florida. Mais 3 cadáveres descobertos após demolição do resto do prédio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório