Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente da Nigéria adia viagem a Londres

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, adiou a sua viagem a Londres, inicialmente planeada para hoje e que deveria prolongar-se por duas semanas para a realização de exames médicos, anunciou hoje o seu conselheiro.

Presidente da Nigéria adia viagem a Londres
Notícias ao Minuto

16:33 - 25/06/21 por Lusa

Mundo Muhammadu Buhari

"A visita médica de seguimento do Presidente Muhammadu Buhari ao Reino Unido, marcada para hoje, sexta-feira, 25 de junho, foi adiada. Uma nova data será anunciada oportunamente", afirmou o conselheiro presidencial Femi Adesina, citado pela agência France-Presse (AFP).

As declarações de Adesina, que não explicou as razões para este adiamento, surgem depois de o próprio ter anunciado, na quinta-feira, a realização da viagem.

Buhari, 78 anos, esteve em Londres várias vezes por razões médicas desde que foi eleito pela primeira vez Presidente, em 2015, mas a natureza da sua doença nunca foi revelada.

A saúde do antigo general foi tema de debate durante a última campanha eleitoral em 2019, com a oposição a afirmar que este não estava fisicamente apto para governar, mas Buhari ganhou as eleições.

O Presidente esteve em Londres por razões médicas em 2016 e 2017. Na altura, disse que "nunca tinha estado tão doente" na sua vida e que tinha sido submetido a várias transfusões de sangue.

A última deslocação por motivos de saúde de Buhari a Londres foi entre finais de março e meados de abril, pouco antes de uma greve dos médicos nos hospitais públicos da Nigéria, que protestavam contra os níveis salariais e a falta de equipamento adequado.

A sua estada em Londres para receber tratamento médico desencadeou então um debate aceso no país mais populoso de África, onde o sistema de saúde está a falhar, com menos de 42.000 médicos para 200 milhões de pessoas e hospitais delapidados.

Leia Também: África com mais 488 mortes e 30.577 infetados nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório