Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

EUA vão manter 650 tropas no Afeganistão apesar de retirada generalizada

Cerca de 650 militares dos Estados Unidos da América (EUA) deverão permanecer no Afeganistão para garantir a segurança de diplomatas depois da retirada total das tropas, que deverá efetivar-se nas próximas semanas.

EUA vão manter 650 tropas no Afeganistão apesar de retirada generalizada
Notícias ao Minuto

07:13 - 25/06/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

A informação foi avançada pela Associated Press (AP), que cita fontes das Forças Armadas dos EUA que prestaram declarações sob a condição de anonimato, e dá conta de que cerca de mais 100 militares deverão continuar destacados no aeroporto de Cabul, pelo menos até setembro, para auxiliar os militares da Turquia responsáveis pela segurança daquela infraestrutura.

A maior parte das tropas deverá regressar até 4 de julho, prosseguiram, cumprindo a meta traçada há vários meses.

As mesmas fontes não estavam autorizadas, no entanto, a especificar detalhes da retirada das tropas norte-americanas.

A saída de mais de 4.000 contingentes do território afegão deverá acontecer muito antes do prazo estipulado pelo Presidente, o democrata Joe Biden, fixado em 11 de setembro.

A retirada ocorre em simultâneo com o aumento da tensão provocada pelos talibãs, acentuando receios de que o Governo afegão e as Forças Armadas nacionais colapsem numa questão de meses.

Oficiais militares dos Estados Unidos referira inúmeras vezes que a segurança do Aeroporto Internacional de Hamid Karzia, em Cabul, é um requerimento crítico para manter o corpo diplomático norte-americano no Afeganistão.

Contudo, a manutenção de algumas tropas no terreno, ainda que por motivos de segurança dos diplomatas, dificulta a intenção de Biden de declarar um fim da mais longa guerra em que o país esteve envolvido.

A Casa Branca pretende colocar um termo no conflito com cerca de duas décadas e centrar as atenções nas ameaças provenientes de Pequim e de Moscovo.

Leia Também: Human Rights Watch pede libertação de centenas de crianças no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório