Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Papa considera guerra na Síria "um escândalo" e pede decisões de valentia

O Papa Francisco considerou "um escândalo" os 10 anos de guerra na Síria onde a reconstrução é "refém" de lógicas partidárias e da falta de decisões de "valentia" face a um conflito que já fez meio milhão de mortos. 

Papa considera guerra na Síria "um escândalo" e pede decisões de valentia
Notícias ao Minuto

13:35 - 24/06/21 por Lusa

Mundo Vaticano

"O grito que se eleva da Síria está sempre presente no coração de Deus, mas parece que não chega ao dos homens que têm em mãos o destino dos povos", disse o Papa Francisco na audiência com os representantes da assembleia anual da Reunião das Obras para a Ajuda das Igrejas Orientais (ROAC), no Vaticano.

"Fica o escândalo de 10 anos de conflito, milhões de deslocados internos e refugiados, as vítimas, a necessidade de reconstrução que ainda continua refém das lógicas partidárias e da falta de decisões de valentia para o bem dessa nação martirizada", acrescentou.

No discurso, o pontífice referiu-se também ao conflito entre Israel e a Palestina "povos para quem sempre sonhamos que no céu se estenda o arco da paz".

"Mas, muitas vezes, e muito recentemente, esses céus parecem rasgados por bombas que trazem destruição, morte e medo", assinalou. 

"Por vezes, é preciso reconstruir edifícios e catedrais, inclusivamente os que foram destruídos pela guerra, mas antes do mais é preciso ter o coração nas pedras vivas que estão feridas e dispersas", disse o Papa referindo-se à Terra Santa, Síria, Líbano, Iraque, Etiópia, Arménia e Geórgia.

Sobre a situação na região etíope do Tigray, Francisco mostrou-se preocupado porque o alcance do conflito afeta a Eritreia.

"Além das diferenças religiosas e confecionais, damo-nos conta do essencial da mensagem de fraternidade, quando as diferenças étnicas e as consequentes lutas pelo poder se levantam por sistema", afirmou.

Sobre o Cáucaso, o Papa lamentou que "nos últimos meses" se tenha verificado "mais uma ferida". 

Leia Também: Papa conhece o homem-aranha e recebe máscara do super-herói

Recomendados para si

;
Campo obrigatório