Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Criador do antivírus McAfee encontrado morto na cela. Tinha 75 anos

O corpo de John McAfee foi encontrado dentro da cela onde estava detido, numa prisão em Espanha. Tudo indica que terá cometido suicídio.

Criador do antivírus McAfee encontrado morto na cela. Tinha 75 anos
Notícias ao Minuto

20:26 - 23/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo John McAfee

John McAfee, o magnata americano de 75 anos que criou o antivírus informático McAfee, foi encontrado morto na sua cela, esta quarta-feira, no Centro Penitenciário Brians 2, em Barcelona, Espanha. 

Segundo fontes do estabelecimento prisional, citadas pelo El Periódico, o programador terá cometido suicídio. 

Assim que o corpo foi encontrado, guardas prisionais e equipas de emergência pré-hospitalar realizaram manobras de reanimação, mas não conseguiram reverter o quadro e o óbito de McAfee foi declarado. 

A morte de John McAfee acontece pouco depois de a justiça espanhola ter decidido extraditá-lo para os Estados Unidos, por suspeitas de evasão fiscal entre 2016 e 2018.

McAfee, recorde-se, foi preso em outubro passado no aeroporto de El Prat, em Barcelona, quando estava prestes a apanhar um voo para Istambul (Turquia) e desde essa altura tem estado sob custódia, depois de o tribunal também ter rejeitado o seu último pedido de liberdade, considerando que o "risco de fuga continua a ser evidente" e que ele não tem "nenhum sinal apreciável" de ligação a Espanha.

Durante a audiência de extradição, o empresário, cuja dívida fiscal às autoridades norte-americanas ascende a mais de quatro milhões de dólares, alegou ter pago "milhões de dólares em impostos" e disse ter sido vítima de perseguição política por ter denunciado a corrupção na autoridade tributária.

A McAfee, saliente-se, é uma empresa americana de programas de segurança para computadores sediada em Santa Clara, no Estado da Califórnia, que foi fundada em 1986 por John McAfee.

Leia Também: Espanha concorda em extraditar criador do famoso antivírus McAfee

Recomendados para si

;
Campo obrigatório