Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Coligação de oposição vai impugnar resultados das eleições na Arménia

A coligação de oposição Arménia, liderada pelo ex-Presidente Robert Kocharián, anunciou hoje que vai contestar os resultados das eleições legislativas de domingo, que deram a vitória ao partido do primeiro-ministro, Nikol Pashinyan.

Coligação de oposição vai impugnar resultados das eleições na Arménia
Notícias ao Minuto

14:35 - 21/06/21 por Lusa

Mundo Arménia

"A coligação Arménia não reconhece o resultado das eleições. Pretendemos recorrer ao Tribunal Constitucional", anunciou Vague Akopian, líder de um dos partidos que integram esse bloco de partidos opositores.

Akopian acrescentou que os líderes da coligação de oposição darão uma conferência de imprensa, na terça-feira, para explicar a decisão de contestação dos resultados eleitorais.

De acordo com os dados oferecidos hoje pela Comissão Eleitoral Central da Arménia, o partido de Pashinyan, Pacto Cívico, obteve 53,92% dos votos, muito à frente da coligação Arménia, que obteve 21,04%.

Na terceira posição ficou a coligação Tenho a Honra, liderada pelo ex-Presidente Serge Sarkissian, com 5,23% dos votos, que elegeu deputados, embora não tenha conseguido atingir o mínimo de 7% que as coligações necessitam para aceder ao Parlamento.

De acordo com a lei eleitoral arménia, no Parlamento não podem estar representadas apenas duas forças políticas, portanto, neste caso, o limite de 7% por cento não é aplicado à formação que estava na terceira posição no escrutínio.

Segundo dados oficiais, o partido Pacto Cívico obtém 71 lugares, a coligação Arménia fica com 27, e a coligação Tenho a Honra fica com sete.

De acordo com a missão de observação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), as eleições legislativas antecipadas na Arménia, vencidas pelo primeiro-ministro Nikol Pashinyan, foram "competitivas e bem organizadas", a contagem dos votos foi "muito transparente" e a campanha eleitoral decorreu de forma "democrática".

Leia Também: Eleições legislativas na Arménia decorreram de forma "bem organizada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório