Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Eleições legislativas na Arménia decorreram de forma "bem organizada"

As eleições legislativas antecipadas na Arménia, vencidas pelo primeiro-ministro Nikol Pachinian, foram "competitivas e bem organizadas", concluiu hoje a missão de observação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Eleições legislativas na Arménia decorreram de forma "bem organizada"
Notícias ao Minuto

13:50 - 21/06/21 por Lusa

Mundo OSCE

A contagem dos votos foi "muito transparente" e a campanha eleitoral decorreu de forma "democrática", acrescentou a OSCE, lamentando, no entanto, "as declarações inflamadas dos principais candidatos", que têm contribuído para a "polarização" da sociedade.

"As liberdades fundamentais, essenciais para eleições democráticas, foram geralmente respeitadas", disseram os observadores da organização.

A votação de domingo foi vencida pelo partido do primeiro-ministro, Nikol Pachinian, que conquistou quase 54% dos votos contra 21% do seu principal rival, o bloco do ex-Presidente Robert Kocharian.

Este último, no entanto, recusou-se a reconhecer o resultado da votação, denunciando "fraude" e "falsificações planeadas com antecedência", de acordo com os termos de um comunicado divulgado durante a contagem dos votos.

Depois de uma campanha concorrida, muitos observadores esperavam protestos após a publicação dos resultados eleitorais.

As eleições legislativas arménias ocorreram após uma derrota humilhante na guerra em Nagorno Karabakh, um enclave montanhoso disputado há décadas com o vizinho e inimigo Azerbaijão.

A derrota militar prejudicou a imagem de Nikol Pachinian, que beneficia de uma aura de combatente contra as elites do regime, apelidadas de corruptas.

Leia Também: Primeiro-ministro da Arménia reivindica vitórias nas legislativas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório