Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Putin e Johnson podem encontrar-se se Londres tiver "vontade política"

O Kremlin salientou que o encontro entre os dois líderes "não está a ser preparado", mas é uma possibilidade.

Putin e Johnson podem encontrar-se se Londres tiver "vontade política"
Notícias ao Minuto

15:27 - 19/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Kremlin

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, admitiu este sábado que Vladimir Putin e Boris Johnson podem encontrar-se se as autoridades britânicas tiverem “vontade política”. As afirmações de Peskov foram feitas à estação de rádio Govorit Moskva.

“Esse encontro não está a ser preparado, mas é potencialmente possível. É possível se a vontade política prevalecer em Londres para remendar as nossas relações bilaterais, que foram gravemente danificadas pela iniciativa de Londres”, assinalou o porta-voz do Kremlin. 

Anteriormente, o secretário de Estado da Defesa britânico, Ben Wallace, já tinha dito que o primeiro-britânico e o presidente russo podiam encontrar-se após a cimeira entre Joe Biden e Vladimir Putin. 

Esta sexta-feira, numa entrevista à Sky News, Wallace indicou que Boris Johnson está pronto para discutir a normalização das relações com a Rússia, se Moscovo mudar o seu comportamento. 

A relação entre Londres e Moscovo tem sido particularmente tensa desde o envenenamento do antigo espião russo Serguei Skripal e da sua filha Yulia com o agente nervoso Novichok. O envenenamento aconteceu em solo britânico, mais precisamente em Salisbury, em março de 2018. Os Skripal recuperaram do ataque.

No final de junho, Dawn Sturgess e Charlie Rowley, deram entrada no hospital depois de também terem sido expostos ao Novichok. Dawn acabou por morrer, enquanto que Charlie recuperou. 

O Reino Unido responsabilizou a Rússia pelo ataque, mas o Kremlin negou sempre o seu envolvimento. 

Leia Também: NATO lamenta abandono russo do Tratado de Céus Abertos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório