Meteorologia

  • 24 JULHO 2021
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 26º

Edição

Golfo do México. Clima tropical imprevisível com vento e chuva fortes

Vento e chuva fortes atingiram na sexta-feira a costa do Louisiana e Mississippi, devido a um sistema climático tropical imprevisível que afeta o Golfo do México e já levou ao cancelamento de celebrações em vários pontos dos EUA.

Golfo do México. Clima tropical imprevisível com vento e chuva fortes
Notícias ao Minuto

06:45 - 19/06/21 por Lusa

Mundo México

Este sistema está a mover-se para norte, em direção ao Estado do Louisiana através do Golfo do México.

O vento com força de tempestade tropical atingiu os 72 km/h mas meteorologistas explicaram que não pode ser classificado como tal, visto que não apresenta um centro único bem definido, notícia a agência AP.

"É apenas algo caótico e imprevisível. Há várias conclusões dentro desta ampla área de atuação", referiu o meteorologista responsável pelo Serviço Meteorológico Nacional em Slidell, Louisiana, Benjamin Schott.

Esta tempestade deve 'despejar' entre 10 e 20 centímetros de chuva na maioria das zonas, podendo atingir em alguns locais 30 centímetros.

Esperava-se ainda que a tempestade atingisse o continente na sexta-feira ou início de sábado, colocando em risco o comércio para o Dia do Pai em áreas turísticas já afetadas devido à pandemia de covid-19.

"É claro que com um clima como este não podemos operar, mas aos fins de semana e feriados é quando os turistas vêm", destacou o capitão de um barco turístico no pântano no Louisiana, Darrin Coulon.

O alerta de tempestade estendeu-se desde Morgan City, no Louisiana, até à linha Okaloosa-Walton County no Panhandle, Flórida, com possíveis inundações na costa.

O autarca de Dauphin Island, na costa do Alabama, Jeff Collier, revelou que as autoridades locais contrataram empreiteiros de remoção de entulhos e colocaram sacos de areia à disposição dos residentes.

Até ao momento já ocorreram duas tempestades com 'direito' a nome na temporada de furacões no Atlântico em 2021, mas os meteorologistas não acreditam que esta seja tão agitada como a temporada recorde de 2020.

Leia Também: Mau Tempo. Régua estima prejuízos de 2,2 milhões após estragos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório