Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Peru faz a maior queima de drogas com mais de 30 toneladas incineradas

Mais de 30 toneladas de drogas começaram hoje a ser queimadas no Peru, a maior quantidade de estupefacientes incinerada simultaneamente no país, segundo o Ministério do Interior do país.

Peru faz a maior queima de drogas com mais de 30 toneladas incineradas
Notícias ao Minuto

19:09 - 17/06/21 por Lusa

Mundo Peru

Entre as drogas incineradas estão 13,4 toneladas de pasta básica de cocaína, 7,6 toneladas de cloridrato de cocaína e 9,06 toneladas de marijuana.

Além disso, foram colocados nas chamas 4,2 quilos de látex de ópio e outras drogas em quantidades menores, como derivados de anfetaminas, ecstasy e psilocibina.

Estas drogas foram apreendidas pela Polícia Nacional do Peru em operações feitas em todo o país desde março.

"Este ato constitui um marco importante para o Estado na luta contra o tráfico ilícito de drogas, pois num único processo realizamos a maior incineração de drogas ilícitas da história do Peru. São 30.155 quilos de drogas", afirmou o ministro do Interior, José Elice.

O ministro frisou que, apesar da pandemia de covid-19, o combate às drogas não parou e houve ainda maior produtividade graças às operações da polícia e à otimização dos processos e protocolos de destruição dessas substâncias.

Com esta incineração, que começou hoje e prossegue até 26 de julho, a quantidade total de drogas incineradas pelas autoridades peruanas desde o final de 2020 vai chegar às 70,4 toneladas, o que supera largamente as 50 toneladas que o Governo tinha como meta para este ano.

Em novembro de 2020, 19,4 toneladas de drogas foram destruídas, enquanto em março já tinham sido destruídas 20,7 toneladas de estupefacientes.

Todas as incinerações são realizadas no crematório de drogas situado na base da Direção de Operações Especiais da Polícia Nacional, situada no distrito de Ate-Vitarte, em Lima, a leste da capital peruana.

O Peru é o segundo maior produtor mundial de cocaína, superado apenas pela Colômbia, e estima-se que exporte anualmente cerca de 411 toneladas dessa substância, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Brasil.

Leia Também: Presidente do Peru só será anunciado quando se resolverem impugnações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório