Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Biden e Putin já estão de regresso a Washington e Moscovo após cimeira

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, que protagonizaram hoje a primeira cimeira entre ambos, estão já de regresso aos recetivos países, deixando Genebra a respirar de alívio depois de apertadas medidas de segurança.

Biden e Putin já estão de regresso a Washington e Moscovo após cimeira
Notícias ao Minuto

20:51 - 16/06/21 por Lusa

Mundo EUA/Rússia

Putin foi o primeiro a partir de avião para o regresso a Moscovo, tendo Biden subido a bordo do Air Force One para seguir para Washington.

Os dois presidentes deixaram a cidade suíça depois de concluírem as respetivas conferências de imprensa, realizadas no final de cerca de três horas de reunião que levou Genebra a impor estritas medidas de segurança.

Independentemente das conferências de imprensa separadas, Biden e Putin divulgaram uma declaração conjunta em que destacam que os Estados Unidos e a Rússia são capazes de alcançar, mesmo em períodos de tensão, avanços em matéria de segurança estratégica. 

"A Rússia e os Estados Unidos mostraram que, mesmo em períodos de tensão, são capazes de avançar no cumprimento de objetivos comuns para garantir a previsibilidade no campo estratégico, reduzir os riscos de conflitos armados e a ameaça de guerra nuclear", lê-se no documento final da cimeira.

"A recente extensão do tratado START III é um sinal de nosso vínculo ao controlo de armas nucleares. Hoje reafirmamos o nosso vínculo ao princípio de que numa guerra nuclear não pode haver vencedores e esta nunca deve ser desencadeada", acrescenta-se no curto comunicado, de três parágrafos, divulgado pela Presidência russa.

Por fim, o texto enfatiza que para alcançar esses objetivos, a Rússia e os Estados Unidos vão iniciar em breve um amplo diálogo bilateral sobre segurança estratégica, "que será substantivo e enérgico". 

"Com esse diálogo, tentaremos lançar as bases para o controlo de armas no futuro e medidas de mitigação de riscos", termina a nota.

Leia Também: Gorbachev diz que cimeira Biden/Putin demonstrou que diálogo "é possível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório