Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Protestos na Colômbia suspensos temporariamente

O Comité Nacional do Desemprego, principal organizador dos protestos que começaram no dia 28 de abril na Colômbia, anunciou na terça-feira a suspensão temporária das mobilizações após quase 50 dias de manifestações.

Protestos na Colômbia suspensos temporariamente
Notícias ao Minuto

06:33 - 16/06/21 por Lusa

Mundo Colômbia

"Decidimos interromper temporariamente as recorrentes mobilizações que fazíamos às quartas-feiras", disse em conferência de imprensa Francisco Maltés, presidente da Central Unitária de Trabalhadores (CUT).

O dirigente sindical garantiu, no entanto, que "a mobilização social vai continuar porque as causas que a geraram continuam em vigor" e nesse sentido anunciou um "grande concerto" para dia 20 de junho e ainda o início de um diálogo social para avançar com vários projetos de lei através de petições.

Além disso, Maltés anunciou uma mobilização para 20 de julho, em prol do congresso e dia da abertura da nova sessão legislativa.

O Comité de Desemprego defende um rendimento básico para a população mais pobre e o ensino superior gratuito, em projetos que serão discutidos e aprovados no Congresso.

Os protestos, com epicentro na cidade de Cali (sudoeste), provocaram, segundo dados de organizações de direitos humanos, cerca de 74 mortos, pelo menos 20 deles devido a tiroteios policiais, enquanto o Ministério Público vincula 20 mortes às manifestações.

As mobilizações começaram em 28 de abril contra a já retirada reforma tributária do Governo mas perderam intensidade nas últimas semanas devido à evolução da pandemia de covid-19 no país, segundo as autoridades.

Leia Também: Venezuela reunirá crianças e adolescentes no estrangeiro com parentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório