Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Nova vaga de opioides invade Califórnia. Overdoses por fentanil disparam

A circulação de fentanil era um fenómeno maioritariamente da costa este dos Estados Unidos antes de 2017. A polícia de São Francisco apreendeu recentemente sete quilos da droga, o suficiente para provocar overdoses que dizimariam a população da cidade "quatro vezes".

Nova vaga de opioides invade Califórnia. Overdoses por fentanil disparam
Notícias ao Minuto

23:47 - 15/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Os Estados Unidos continuam a debater-se com a crise de opioides nas ruas das suas cidades. Mas as autoridades enfrentam agora um cenário diferente, com a costa oeste e principalmente o estado da Califórnia a serem invadidos pela circulação de fentanil, uma droga sintética particularmente potente.

A mortalidade causada pelo fentanil na Califórnia atesta isso mesmo.

Em cinco anos, o número de óbitos provocados por overdoses com fentanil dispararam mais de 2.100%. As overdoses com opioides sintéticos (na maioria fentanil) mataram quase quatro mil habitantes da Califórnia no ano passado, de acordo com a estimativa mais recente do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos.

O The Guardian adianta que na cidade de São Francisco, a taxa de mortalidade entre os consumidores de fentanil é de quase dois por dia. Em San Diego, o consumo da droga sintética alastrou-se pela população de sem-abrigo. No condado de Santa Clara as mortes causadas por fentanil mais do que duplicaram em 2020, refere a KQED.

“O fentanil mudou-se para o oeste”, frisou Daniel Ciccarone, um professor da Universidade da Califórnia, que sublinha que a droga era raramente vista na costa oeste antes 2017. O fentanil era um fenómeno maioritariamente da costa este.

Num artigo publicado no Current Opinion in Psychiatry, Ciccarone descreveu a explosão de overdoses com fentanil a oeste do Mississippi como a “quarta vaga” da crise de opioides.

O fentanil é tão potente que uma quantidade pequena o suficiente para caber debaixo de uma unha pode revelar-se letal no espaço de minutos.

Além disso, o fentanil é um produto atrativo para os cartéis da droga porque a sua produção é barata. Os cartéis de Sinaloa e Jalisco New Generation do México assumiram o controlo da produção e da distribuição da droga sintética, como indicou um documento publicado pela Drug Enforcement Administration (DEA) no ano passado.

Recentemente, no dia 3 de junho, a polícia de São Francisco deteve cinco pessoas e apreendeu sete quilos de fentanil durante uma operação em Oakland. O chefe da polícia de São Francisco advertiu que a quantidade de droga apreendida era suficiente para causar overdoses “que aniquilariam a população de São Francisco quatro vezes”.

Leia Também: EUA: Cinco estados tinham casos de Covid antes dos primeiros reportados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório