Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Primeiro-ministro arménio convoca manifestação a 3 dias das legislativas

O primeiro-ministro em funções na Arménia, Nikol Pashinyan, convocou os seus apoiantes para uma manifestação no centro de Erevan na próxima quinta-feira, a três dias das legislativas antecipadas destinadas a ultrapassar a crise política após a guerra no Nagorno-Karabakh.

Primeiro-ministro arménio convoca manifestação a 3 dias das legislativas
Notícias ao Minuto

18:59 - 15/06/21 por Lusa

Mundo Nikol Pashinyan

Pashinyan, líder do partido Pacto Cívico, emitiu esta declaração durante uma intervenção na cidade de Sisian, sul do país caucasiano.

O político afirmou que convocou o ato eleitoral na data anunciada para não permitir que a "força perdedora", numa alusão ao seu principal rival, a coligação Arménia, do ex-Presidente Robert Kocharian, questione a legitimidade das eleições, e após informações sobre uma manifestação paralela desta formação para sexta-feira.

Segundo uma sondagem divulgada na semana passada, o bloco Arménia obteria 24,1% dos votos, contra 23,8% para o Pacto Cívico de Pashinyan.

Na terceira posição, com 7,4% das intenções de voto, surge a coligação Tenho Honra, liderado pelo ex-Presidente Serj Sargsyan.

Para garantir representação no parlamento arménio, os partidos necessitam de ultrapassar a barreira dos 5% de votos, e as coligações 7%.

Quatro lugares de deputados poderão ser atribuídos a representantes das minorias étnicas, em caso de acordo entre os grupos parlamentares.

Leia Também: Pashinian propõe a Baku trocar o seu filho por presos arménios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório