Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mitsotakis e Erdogan concordam em evitar tensões, apesar de diferenças

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reuniram-se hoje à margem da cimeira da NATO, e concordaram em evitar novo aumento de tensão entre os países, apesar das diferenças que os separam.

Mitsotakis e Erdogan concordam em evitar tensões, apesar de diferenças
Notícias ao Minuto

20:26 - 14/06/21 por Lusa

Mundo Turquia/Grécia

Segundo fontes do governo grego, os mandatários "quebraram o gelo" com uma conversa de quase uma hora, em que o ambiente foi positivo, e ambos concordaram com a necessidade de deixar para trás a tensão que caracterizou 2020, principalmente durante o verão, numa altura em que se temia um conflito armado.

Erdogan e Mitsotakis falaram sobre a gestão da migração, e as fontes gregas sublinham que Atenas está disposta a trabalhar com Ancara nesse aspeto sempre que não se repitam desafios como os de março de 2020, quando milhares de migrantes tentaram entrar na União Europeia depois de a Turquia ter aberto a fronteira terrestre com o norte da Grécia.

Segundo asseguraram, Mitsotakis pediu a Erdogan que, como gesto de boa vontade, aceite a devolução de 1.450 migrantes cujo pedido de asilo foi rejeitado na Grécia, onde chegaram depois de passar pela Turquia, tal como está estabelecido na declaração conjunta UE-Turquia sobre a migração assinada em 2016.

Estas fontes gregas ressaltaram que, apesar de divergências importantes entre os dois dirigentes, "especialmente sobre a delimitação das zonas marítimas no mar Egeu e no Mediterrâneo Oriental", estas devem ser resolvidas no âmbito da legislação internacional e através de contactos exploratórios, consultas políticas e outras medidas de construção de confiança bilateral.

Além disso, os dois dirigentes reafirmaram a intenção de promover 25 pontos de cooperação económica acordados pelos seus vice-ministros dos Negócios Estrangeiros e destacaram que a "melhoria de relações bilaterais é feita passo a passo e hoje foi dado um passo na direção certa".

Horas depois, Erdogan também vincou a atmosfera positiva da reunião em conferência de imprensa, prevendo um "ano calmo".

"Disse [a Mitsotakis] que não misturamos países terceiros nos assuntos mediterrânicos e do Egeu. Quando há um problema, falamos diretamente, listamos as questões problemáticas, passamo-las às nossas equipas e então tomamos a decisão final, como dois líderes", apontou Erdogan.

Hoje realizou-se a primeira reunião entre os líderes desde há mais de um ano, quando a tensão começou a aumentar como resultado da gestão da migração e, especialmente, depois de a Turquia ter começado a explorar áreas do Mediterrâneo que ambos os países consideram ser da sua jurisdição na procura de gás e petróleo.

No encontro estiveram acompanhados por Ibrahim Kalin, porta-voz da presidência turca, e Eleni Suraní, diretora do gabinete diplomático do primeiro-ministro grego, embora fosse esperada apenas a participação dos tradutores.

Esta reunião é considerada um passo importante para a normalização das relações, visto que se espera que aumente a confiança entre os dois dirigentes e seja aberto um canal de comunicação pessoal, algo que não foi conquistado nos dois encontros anteriores -- em setembro e dezembro de 2019 -, o último dos quais pouco depois de a Turquia ter assinado um acordo marítimo com a Líbia que gerou indignação em Atenas.

Embora nos últimos meses a Grécia tenha deixado claro que o único tema que está disposta a discutir com a Turquia seja a delimitação das zonas económicas exclusivas, Mitsotakis destacou recentemente que os países vizinhos têm também um grande potencial para cooperar em questões económicas e na luta contra as alterações climáticas.

Leia Também: Cimeira bilateral com Biden foi "muito produtiva e sincera", diz Erdogan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório