Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Tribunal integra última guerra entre Israel e o Hamas em investigação

A procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional disse que a guerra em maio entre Israel e o movimento islâmico palestiniano Hamas "fará parte" de uma investigação já aberta pelo TPI por crimes de guerra e contra a humanidade.

Tribunal integra última guerra entre Israel e o Hamas em investigação
Notícias ao Minuto

13:55 - 08/06/21 por Lusa

Mundo Fatou Bensouda

Numa entrevista à agência noticiosa espanhola Efe, Fatou Bensouda recordou que durante a guerra de 11 dias iniciada a 10 de maio entre as forças armadas israelitas e grupos armados em Gaza, controlada pelo Hamas, avisou estar a acompanhar a situação e apelou à contenção das partes.

"Como procuradora era o que podia e devia fazer", indicou a magistrada.

"Fi-lo para lembrar que existe uma investigação sobre a situação que já foi iniciada, está aberta, e também para dizer que definitivamente estaremos a observar o que está a acontecer", adiantou.

A guerra, que terminou com um cessar-fogo mediado pelo Egito, causou pelo menos 243 mortos do lado palestiniano, incluindo 66 crianças e numerosos combatentes do Hamas e da Jihad Islâmica, e 12 mortos em Israel, entre os quais duas crianças e um soldado.

A investigação do TPI, aberta em março, diz respeito a alegados crimes de guerra e contra a humanidade cometidos quer pelo exército israelita, quer pelo braço armado do Hamas e outros grupos palestinianos a partir de junho de 2014.

Em relação a Israel serão analisados o assassínio de palestinianos durante a guerra de julho de 2014 e durante as manifestações palestinianas da Grande Marcha do Retorno em 2018, assim como os deslocamentos forçados devido aos colonatos em Jerusalém Oriental.

No caso do Hamas e de outros grupos armados palestinianos, o TPI investiga o lançamento de 'rockets' contra o território israelita e as represálias contra pessoas suspeitas de colaborarem com Israel.

"O meu gabinete está a dar os primeiros passos para garantir que realizamos a investigação do modo mais eficiente possível, realizando estudos de viabilidade e vendo quais são as melhores formas de a concretizar", disse Fatou Bensouda à Efe.

Leia Também: Líder do Hamas no Egito para discutir reconstrução de Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório