Primeiro-ministro britânico urge a "libertação imediata" de Protasevich

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgiu hoje a "libertação imediata" do opositor bielorrusso Roman Protasevich, detido após o desvio de um avião para Minsk, considerando o vídeo divulgado pelas autoridades bielorrussas "muito doloroso de assistir".

primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

© Getty Imagens

Lusa
25/05/2021 12:31 ‧ 25/05/2021 por Lusa

Mundo

Bielorrússia

"O vídeo de Roman Protassevich é muito doloroso de assistir. Como jornalista e defensor apaixonado da liberdade de expressão, peço a sua libertação imediata", escreveu Johnson na rede social Twitter, alertando que as ações das autoridades bielorrussas "terão consequências".

O Reino Unido já tinha anunciado na segunda-feira a interdição da Belavia, a companhia aérea nacional da Bielorrússia, e instruiu as transportadoras britânicas a evitarem o espaço aéreo da Bielorrússia, medidas replicadas depois pela União Europeia (UE). 

Em novembro, Londres expulsou dois diplomatas bielorrussos em retaliação contra uma medida semelhante tomada contra dois diplomatas britânicos, meses depois de ter decretado sanções económicas contra o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, o filho e membros do regime devido à repressão contra manifestantes naquele país.

Em cimeira extraordinária em Bruxelas, os líderes da UE defenderam "sanções económicas específicas", com listas adicionais de pessoas e entidades.

A Bielorrússia é acusada de ter desviado, no domingo, um avião da companhia aérea irlandesa Ryanair para Minsk, a fim de deter o opositor bielorrusso Roman Protasevich, de 26 anos, que estava a bordo do avião.

Leia Também: ONU pede libertação imediata do jornalista detido na Bielorrússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas