Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Bielorrússia: Lituânia proibe voos que cruzem espaço aéreo bielorrusso

A Lituânia anunciou hoje que vai proibir voos, de ou para o seu território, que cruzem o espaço aéreo bielorrusso, um dia depois de a Bielorrússia ter desviado um avião com destino a Vilnius e detido um jornalista a bordo.

Bielorrússia: Lituânia proibe voos que cruzem espaço aéreo bielorrusso
Notícias ao Minuto

13:42 - 24/05/21 por Lusa

Mundo Voo

"Todos os voos de ou para os aeroportos da Lituânia através do espaço aéreo bielorrusso estão proibidos" a partir de terça-feira, disse o ministro dos Transportes, Marius Skuodis, numa reunião governamental em Vilnius.

As autoridades bielorrussas detiveram no domingo o jornalista Roman Protasevich, depois de o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, ter ordenado que o voo da companhia aérea Ryanair de Atenas para Vilnius, capital da Lituânia, fosse desviado para o aeroporto de Minsk.

Roman Protasevich, de 26 anos, é o ex-editor-chefe do influente canal Nexta, que se tornou a principal fonte de informação nas primeiras semanas de protestos antigovernamentais após as eleições presidenciais de agosto de 2020.

A companhia aérea irlandesa Ryanair disse hoje que a tripulação do avião em que viajava um jornalista crítico do regime bielorrusso recebeu um aviso de ameaça à segurança a bordo antes de o aparelho ser desviado para Minsk.

A empresa de voos 'low-cost' acrescentou que nada foi encontrado após o avião aterrar em Minsk.

Assim que o avião pousou no aeroporto de Minsk, os passageiros foram obrigados a um controlo, durante o qual o jornalista foi detido.

A prisão do ativista gerou indignação nos países ocidentais, com a NATO e a União Europeia a levantarem a ameaça de novas sanções contra a Bielorrússia. A França sugeriu hoje uma "proibição do espaço aéreo" da Bielorrússia após o sequestro do avião da Ryanair.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português considerou "inaceitável" e merecedora de uma "firme condenação" a aterragem forçada na Bielorrússia do avião e pediu a "libertação imediata" do jornalista Roman Protasevich.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia devem analisar hoje a possibilidade de novas sanções contra o regime autoritário de Minsk como reação ao desvio do avião.

Perante um vasto movimento de protesto contra a sua reeleição considerada fraudulenta em agosto de 2020, Lukashenko orquestrou uma campanha de repressão contra a oposição e os meios de comunicação independentes do país.

Desde o início dos protestos na antiga república soviética, centenas de jornalistas foram detidos e quase 20 estão ainda presos.

Leia Também: Reunião de embaixadores da NATO na terça para discutir desvio de avião

Recomendados para si

;
Campo obrigatório