Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Gémeos de 24 anos morrem com Covid e tornam-se símbolo da crise indiana

Joefred e Ralfred Gregory morreram com um dia de diferença, aos 24 anos de idade.

Gémeos de 24 anos morrem com Covid e tornam-se símbolo da crise indiana
Notícias ao Minuto

10:22 - 24/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Os gémeos idênticos Joefred e Ralfred Gregory morreram com Covid-19 nos dias 13 e 14 de maio, respetivamente, depois vários dias de hospitalização, no norte da Índia. Definidos como "inseparáveis" por amigos e familiares, morreram com a mesma doença, com apenas 24 anos de idade, e a sua história tornou-se num símbolo da crise sanitária no país.

Ficaram ambos infetados com o novo coronavírus no mês passado e a rápida progressão da doença obrigou ao internamento na unidade de cuidados intensivos do hospital privado Anand, na cidade de Meerut, a cerca de oitenta quilómetros da capital indiana, Nova Deli.

Joefred e Ralfred Gregory, conforme explica o New York Times, estudaram na mesma escola, fizeram o mesmo curso de engenharia informática e usavam as mesmas roupas. Segundo a família, tinham uma ligação muito próxima. Horas depois de Joefred morrer, a 13 de maio, a mãe disse a Ralfred que o seu irmão estava vivo, para não o desanimar. Ralfred, porém, sentiu que o irmão já não estava com ele: "Mamã, estás a mentir, diz-me a verdade", suplicou. A mãe não disse, mas Ralfi acabou por morrer no dia seguinte.

Notícias ao Minuto Pai, mãe e irmão mais velho dos gémeos durante cerimónias fúnebres.© Gregory Raymond Raphael  

O médico disse que Ralfred estava ligeiramente melhor do que o irmão (ambos estavam com infeção pulmonar grave), mas entrou em depressão. Os jornais indianos noticiaram o caso, incidindo sobre esta particular tragédia familiar como apenas uma entre as milhares que assolam o país.

Recorde-se que a Índia registou 4.454 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, tornando-se no terceiro país a ultrapassar as 300.000 mortes desde o início da pandemia, depois dos Estados Unidos e do Brasil, segundo dados oficiais.

A Índia está a braços com uma segunda vaga com um impacto sem precedentes no sistema de saúde, com falta de oxigénio e de camas, tendo atualmente mais de 2,7 milhões de casos ativos. A grave crise sanitária atrasou a campanha de vacinação, com vários estados a criticarem as limitações no fornecimento das vacinas.

Leia Também: AO MINUTO: Novas dúvidas sobre origem do vírus; Desespero entre idosos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório