Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Braço magnético após vacina? Utilizadores admitem vídeos falsos

Não há qualquer tipo de metal nas vacinas. Ainda assim, cientista explica à BBC que é impossível passar partículas magnéticas grandes o suficiente para agarrar um íman por uma agulha de uma vacina.

Braço magnético após vacina? Utilizadores admitem vídeos falsos
Notícias ao Minuto

09:09 - 24/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Teorias da Conspiração

Nos últimos meses têm surgido vários vídeos nas redes sociais como o TikTok ou o Instagram onde utilizadores que alegam ter sido vacinados colocam um íman no braço onde levaram a vacina para provar que este se tornou "magnético", como se alguma espécie de metal tivesse sido incluído no fármaco ou - para referir a principal teoria da conspiração - como se corroborasse a ideia de que são implantados 'microchips'.

Um dos primeiros e mais básicos erros deste tipo de teoria - apenas mais uma das várias que circulam sobre as vacinas, e que se baseiam na falta de conhecimento sobre ciência - é que nenhuma das vacinas contém qualquer tipo de metal. Recorde-se que os ingredientes das vacinas estão disponíveis online para todos os fármacos, como é obrigação legal.

"Há outras vacinas que contêm níveis seguros, baixos, de alumínio, mas o alumínio nem sequer é magnético", indicou o fact-checker da BBC.

A BBC consultou um físico especializado em ímanes poderosos para tirar algumas dúvidas. "Não há qualquer razão física. As agulhas de uma vacina são extremamente pequenas, uma fração de um milímetro. Portanto, mesmo que se injetasse uma partícula magnética seria tão pequena que não teria força suficiente para manter um íman agarrado à pele", disse Eric Palm.

O especialista chama ainda a atenção para um facto: é muito fácil colar uma moeda à pele, basta humedecê-la ou fazer alguma fricção. Além disso, relembra, as pessoas podem simplesmente estar a mentir e a usar truques para ter visualizações. Uma dessas pessoas foi a norte-americana Emily, que lamentou o incidente à publicação. "Fiz asneira e peço desculpa. Era uma brincadeira".

@emilaaay442

For anyone who saw this before- again this is NOT real. I licked the magnet

original sound - Emily

A utilizadora admite que o vídeo se tornou viral muito rapidamente e que nem "conseguia acompanhar os comentários", tendo acabado por eliminá-lo. "Não quero que alguém veja aquilo e não vá tomar a vacina por causa de algo que eu fiz". Emily fez, até, um vídeo onde cola uma moeda no braço e na testa, como prova de que é fácil fazê-lo com ímans.

@emilaaay442

Reply to @kristalynnfortunato but yes you really can’t tel whats real and not. So don’t believe any of it.

original sound - Emily

A publicação britânica escreve que alguns destes vídeos conseguiram milhões de visualizações, uma característica deste tipo de informação enganosa - espalha-se com mais facilidade do que a verdade. Este "desafio" antivacinas é, sobretudo, publicado e difundido em grupos antivacinação. O jornalista tentou contactar outros autores de vídeos similares, mas sem sucesso.

Leia Também: Erro humano e pista molhada terão causado despiste de avião em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório