Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Erro humano e pista molhada terão causado despiste de avião em Moçambique

O Instituto da Aviação Civil de Moçambique (IACM) disse hoje que um erro humano e pista molhada foram as causas mais prováveis do despiste, em fevereiro, de um avião das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) ao aterrar em Quelimane.

Erro humano e pista molhada terão causado despiste de avião em Moçambique
Notícias ao Minuto

17:02 - 12/05/21 por Lusa

Mundo Moçambique

"A causa mais provável deste incidente foi o erro humano, associado a pista molhada de 1.800 metros, o que significa que é curta e crítica para o Boeing B737-700", disse João de Abreu, PCA do IACM.

O voo doméstico regular feito por uma aeronave Boeing B737-700, matrícula C9BAR, derrapou em fevereiro ao aterrar pelas 14:40 no aeroporto de Quelimane, na Zambézia, oriundo de Maputo, com 92 passageiros a bordo, num incidente que não causou feridos.

Segundo o responsável, a tripulação não considerou que a pista fosse curta, referindo que o avião não apresentava problemas mecânicos, nem eletrónicos.

Para o incidente, pesou "o facto de a tripulação não ter consciência situacional de que a pista estava molhada, com algumas poças [de água]", disse João de Abreu, acrescentando que o copiloto era pouco experiente, com 155 horas de voo.

Leia Também: Covid-19: Moçambique sem óbitos, com 20 casos e 163 recuperados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório