Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Relatório: Três investigadores de Wuhan adoeceram em novembro de 2019

Relatório elaborado nos últimos dias da administração de Donald Trump, cuja procedência não foi confirmada, aponta que três investigadores do Instituto de Virologia de Wuhan ficaram doentes e foram internados pouco antes de ser reportado o primeiro caso de Covid-19.

Relatório: Três investigadores de Wuhan adoeceram em novembro de 2019
Notícias ao Minuto

08:16 - 24/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Levantam-se mais dúvidas sobre a origem do vírus, indicando no domingo o Wall Street Journal que três investigadores do Instituto de Virologia de Wuhan ficaram doentes em novembro de 2019 e tiveram sintomas similares aos da Covid-19 pouco antes do início da pandemia no país (primeiro caso reportado a 8 de dezembro).

A publicação, que cita fontes dos serviços de informação norte-americanos, escreve que um relatório do Departamento de Estado norte-americano indicava que os funcionários ficaram doentes o suficiente para requerer hospitalização, no outono de 2019.

Este relatório, que foi elaborado nos últimos dias da administração Trump, sublinha, porém, que "os sintomas são consistentes tanto com Covid-19 como com outras doenças sazonais comuns", não tendo sido apurada a doença que os acometeu.

Várias fontes conhecedoras do relatório revelaram ao jornal diferentes opiniões sobre o mesmo, principalmente por causa da fiabilidade das provas. Uma fonte indicou que foram fornecidas por um "parceiro internacional" e que "no final de contas nada é definitivo", sendo necessária corroboração.

A revelação da altura da doença destes três investigadores, incluindo a sua hospitalização, surge na véspera de uma reunião da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de decidir a próxima fase da investigação à origem do vírus.

Recorde-se que Liang Wannian, responsável pela equipa de especialistas na Covid-19 da Comissão de Saúde da China, explicou em fevereiro, na primeira conferência da OMS sobre o assunto, que não há indicação de propagação do SARS-CoV-2 na população antes de dezembro de 2019 e não há evidências suficientes para determinar se o vírus esteve em Wuhan antes dessa data. "Nos dois meses anteriores a dezembro não há evidências de que o [vírus] estivesse a circular na cidade".

Leia Também: AO MINUTO: Novas dúvidas sobre origem do vírus; Desespero entre idosos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório