Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Rt e incidência seguem a subir; Ouro para a Medicina Intensiva

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Rt e incidência seguem a subir; Ouro para a Medicina Intensiva
Notícias ao Minuto

08:02 - 21/05/21 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

A situação epidemiológica em Portugal é "positiva" e está "controlada", no entanto, o facto de o valor do R (transmissibilidade) se encontrar acima de 1 "deve significar um sinal de alerta", afirmou ontem a ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva, no briefing que se seguiu à reunião  Conselho de Ministros.

Odemira e Montalegre recuam no plano de desconfinamento, Arganil e Lamego não avançam e vão continuar na 3.ª fase, revelou também a ministra. 

De acordo com o último boletim da DGS, Portugal registou mais três óbitos e 559 casos confirmados de Covid-19 nas últimas horas. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h45 - Boa tarde! Continue a acompanhar todas as incidências relativas à pandemia aqui. 

15h30 - A União Europeia (UE) vai lançar uma iniciativa para a produção de vacinas contra a Covid-19 em África, prevendo um investimento de mil milhões de euros, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

14h55 - Portugal aproxima-se do amarelo. Com a incidência e a transmissibilidade (Rt está agora nos 1,03) a aumentar, Portugal aproxima-se da zona amarela da matriz de risco. 

Notícias ao Minuto Matriz de risco atualizada esta sexta-feira, dia 21 de maio© DGS  

14h40 - Há 21 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo Governo como máximo a aplicar a nível nacional. Os dados constam do boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 21 de maio, que reporta também mais três mortos e 559 novos casos. Na sexta-feira passada, recorde-se, eram 22 os concelhos que ultrapassavam o limite definido pelo Governo. 

14h13 - Há quem só recupere da crise em 2023, avisa Lagarde. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, salientou hoje em Lisboa a importância de se manterem apoios a quem só vai conseguir recuperar da crise causada pela covid-19 em 2023, e não já no próximo ano

14h02 - Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS relativo à evolução da pandemia nas últimas horas, reportando três óbitos (um na região Norte, outro no Centro e outro no Algarve) e mais 559 novos contágios. Destaque também para mais 462 recuperados desde ontem.

Os internamentos não registaram alterações de maior nas últimas horas, estando atualmente 207 doentes hospitalizados (menos um), dos quais 55 (menos três) em unidades de Cuidados Intensivos

No boletim desta sexta-feira, a DGS fez nova atualização do índice de transmissão (o já conhecido Rt) e da incidência de casos de infeção por 100 mil habitantes. Apesar de seguirem a subir, a variação em comparação com dia 19 é ligeira. O Rt está agora em 1,03 (era de 1,02), e a incidência é hoje de 52,6 (era de 51,4).

Notícias ao Minuto Matriz de risco ao dia 21 de maio© DGS  13h58 - Comissão de Medicina Intensiva distinguida com medalha de ouro.  A ministra da Saúde entregou hoje a medalha de ouro do Ministério da Saúde à Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva, pelo trabalho desenvolvido no combate à pandemia.

"Pelo que nos cuidados intensivos nos ajudaram a fazer e pelo muito que ainda há fazer", disse Marta Temido, ao entregar a medalha de ouro ao presidente da comissão, João Gouveia

13h55 - China oferece dinheiro e vacinas à população de Gaza. O Governo chinês anunciou hoje que vai oferecer dinheiro e 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aos palestinianos atingidos pelos confrontos em Gaza

13h42 - Açores com 26 novos casos e 25 recuperados nas últimas horas. 24 contágios foram registados em São Miguel e dois no Pico, refere o comunicado de hoje da Autoridade de Saúde Regional

13h20 - Um conselheiro do governo britânico advertiu que o levantamento das restrições de junho "pode muito bem ser adiado", tendo em conta o aumento dos casos de infeção.

Já Boris Johnson, que tomará a decisão sobre o próximo passo no desconfinamento na próxima semana, afirmou hoje que, neste momento, nada indica que haja motivos para o Reino Unido se "desviar do roteiro" previsto. Acrescentou, no entanto, que "devemos ser cautelosos". 

13h08 - A União Europeia (UE) vai doar pelo menos 100 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus a países pobres, até ao fim deste ano, anunciou hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

12h30 - "Mais de seis mil milhões" para o turismo. IVAucher arranca a 1 de junho. O pacote de medidas para apoiar o setor do turismo ascende a mais de seis mil milhões de euros e foi aprovado, na quinta-feira, pelo Conselho de Ministros. Siza Vieira adiantou ainda esta sexta-feira, dia em que decorreu a apresentação do plano, que o IVAucher vai arrancar já no próximo dia 1 de junho. 

12h00 - Excesso de mortalidade. A pandemia é responsável por pelo menos três milhões de mortes em 2020 em todo o mundo, indica a Organização Mundial de Saúde. O número de mortes atribuídas ao vírus foi de cerca de 1,8 milhões.

O excesso de mortalidade causado pela pandemia é, assim, duas a três vezes maior do que as mortes atribuídas à Covid-19  desde o surgimento dos primeiros casos no final de 2019 na China. 

11h00- Um estudo francês mostra que cães foram capazes de detetar a presença do novo coronavírus com 97% de precisão. Uma percentagem superior a muitos testes rápidos de fluxo lateral (LFTs) e semelhante aos testes PCR, avança o The Guardian.

10h33- Certificado Covid-19 da UE. "O certificado, que pode ser digital ou não, basicamente assegura que quem esteja vacinado (com uma vacina reconhecida pela EMA), quem tenha um teste que prove que está negativo ou que demonstre que está imune porque contraiu o vírus há relativamente pouco tempo, possa passar as fronteiras", explicou Siza Vieira, acrescentando que o regulamento prevê que estes requisitos possam ser estendidos a viajantes de países terceiros.

O ministro sublinhou também que o facto de Portugal ter sido o único país da UE a constar na lista verde do Reino Unido "tem-nos permitido atrair particularmente a atenção dos viajantes britânicos". Mas não só: "Teve tanto impacto na imprensa internacional que há reservas de viajantes de outros países por causa dessa notícia", notou.

10h05 - Variante indiana espalha-se. Numa semana, aumentaram 160% os casos de infeção com a variante indiana no Reino Unido. De acordo com dados citados pelo Guardian, há agora 3.424 casos confirmados da variante B.1.617.2 no Reino Unido.

10h20- O Governo japonês aprovou hoje a utilização de vacinas contra a Covid-19 das farmacêuticas Moderna e AstraZeneca, uma decisão que deverá acelerar a vacinação no país, onde apenas 5% da população recebeu pelo menos uma dose.

9h50 - O ministro da Economia, Siza Vieira, e a secretária de Estado do Turismo apresentaram o plano de aceleração do Turismo em Portugal, numa altura em que praticamente todo o  país se encontra na fase mais avançada do plano de desconfinamento. "Vivemos tempos difíceis, mas mostramos que não baixamos os braços" e, apesar da quebra de faturação, houve um "esforço coletivo",.

"Este é um virar de página", frisou a secretária de Estado, ainda que este seja também um "momento de não baixar a guarda". 

9h00- Apenas quem vive na mesma casa pode sentar-se a menos de dois metros quer no interior de um restaurante, quer nas esplanadas, de acordo com a orientação da DGS.  

8h58 - A festa do Sporting "não ajuda" mas o Rt já estava a subir em Lisboa, afirmou o especialista Manuel Carmo Gomes, em declarações à TVI.

"Não vejo razão para não continuarmos a proceder como fizemos desde o início de março. É um facto que estamos, neste momento, com um Rt ligeiramente acima de 1. Sabemos qual o tempo que temos para atuar antes de atingir níveis críticos. Em Lisboa e Vale do Tejo, onde o Rt está claramente acima de 1 - já está assim há sete, oito dias, é onde temos de focar a nossa atenção".

"Aquilo que aconteceu no dia 11 [festejos do Sporting] não ajuda, mas é um facto que o Rt já está a subir em Lisboa desde aproximadamente dia 9 ou 10 de maio", afirmou o especialista. 

8h40 - Vacina da Pfizer é 70 a 75% eficaz contra variante indiana. A vacina contra a Covid-19 da Pfizer/Bion-Tech deve ser entre 70 a 75% eficaz contra a variante indiana, anunciou esta quinta-feira o presidente executivo da BioNTech, Uğur Şahin. "Estimamos que [a vacina] proteja contra infeções em 70% a 75%”, referiu, depois de participar virtualmente na reunião do conselho científico do governo turco.

8h30 - Vacinação nos maiores de 30. A task-force da vacinação contra a Covid-19 em Portugal quer começar a vacinar os maiores de 30 anos até ao final de junho. É, pelo menos, essa a "expectativa" da estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo. 

8h20- A Câmara de Odemira informou que vai avançar com os procedimentos formais para que seja revista a decisão de regressão do concelho nas medidas de desconfinamento em vigor, anunciada esta quinta-feira, após a reunião de Conselho de Ministros. 

7h45 - A Alemanha ultrapassou, esta sexta-feira, o total de 87 mil vítimas mortais da pandemia. O pais germânico registou, nas últimas 24 horas, mais 8.769 casos da doença e 226 mortos. No total, a Alemanha soma agora 3.635.162 casos da doença e 87.128 mortos.

7h20 - O Presidente argentino anunciou esta quinta-feira o regresso ao confinamento para conter a segunda vaga que faz da Argentina o país com mais mortes diárias por milhão de habitantes.

7h10 - A Índia registou 4.209 mortes provocadas por covid-19 nas últimas 24 horas, voltando a ultrapassar os 4.000 óbitos diários, segundo dados do Ministério da Saúde indiano

7h00- Bom dia! Siga AO MINUTO todos os desenvolvimentos relacionados com a Covid-19 no país e no mundo. Recorde aqui as incidências que marcaram o dia de ontem. 

Leia Também: AO MINUTO: Dois migrantes infetados em Odemira. Bebé nasce com anticorpos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório