Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Atentado à bomba mata nove pessoas no sul do Afeganistão

Pelo menos nove pessoas foram hoje mortas no Afeganistão quando uma bomba colocada na berma de uma estrada atingiu o veículo em que seguiam, na província de Helmand, no sul do país, anunciaram as autoridades.

Atentado à bomba mata nove pessoas no sul do Afeganistão
Notícias ao Minuto

13:35 - 20/05/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

O governador-adjunto da província, Baryalai Nazari, disse à AFP que entre as vítimas do ataque, na capital da província, Lashkar Gah, há mulheres e crianças.

Até agora nenhum grupo reivindicou o atentado, mas os talibãs e as forças governamentais enfrentam-se regularmente na periferia de Lashkar Gah, mais frequentemente desde 01 de maio, data em que os EUA iniciaram a retirada das suas tropas do país.

Os combates entre as forças governamentais afegãs e os talibãs recomeçaram no domingo na província de Helmand, após uma trégua de três dias decretada devido à festa muçulmana do Eid al-Fitr, a festa muçulmana que marca o fim do Ramadão.

Apesar do cessar-fogo, a violência não parou no Afeganistão. Na sexta-feira, pelo menos 12 pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas num atentado à bomba contra uma mesquita nos subúrbios de Cabul.

Este clima contínuo de violência no país acontece num momento em que os Estados Unidos da América (EUA) e as forças aliadas da NATO prosseguem com o plano de retirada do Afeganistão após quase 20 anos de permanência naquele território.

Washington e a Aliança Atlântica devem retirar as forças que ainda se encontram no país até ao dia 11 de setembro, data em que se assinalam 20 anos dos atentados contra Nova Iorque, em 2001.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório