Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

EUA criticam comentários "antissemitas" do Presidente turco

Os EUA descreveram como "antissemitas" os comentários do Presidente turco, que classificou Israel de Estado terrorista, e apelaram a Istambul a juntar-se a Washington na procura de uma solução para o conflito em Gaza.

EUA criticam comentários "antissemitas" do Presidente turco
Notícias ao Minuto

05:59 - 19/05/21 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"A linguagem antissemita não tem lugar em lado nenhum", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, em comunicado, na terça-feira, no qual também qualificou as observações de Recep Tayyip Erdogan de "repreensíveis".

Na segunda-feira, Erdogan acusou o homólogo norte-americano, Joe Biden, de "escrever história com sangue nas mãos" por apoiar Israel. "Não existe suficiente reação internacional aos ataques de Israel desde 2008", acrescentou, para concluir: "São assassinos, matam até bebés".

Os Estados Unidos instaram Erdogan e outros líderes turcos "a absterem-se de comentários inflamatórios, que poderiam incitar a mais violência", sublinhando que leva "a sério a violência que frequentemente acompanha o antissemitismo e as mentiras perigosas que o sustentam".

Horas antes, a Casa Branca tinha insistido na necessidade de deixar a diplomacia trabalhar de forma "silenciosa" para se alcançar o "fim da violência" em Gaza.

A escalada da guerra entre os dois lados já causou a morte a mais de 210 palestinianos e a 12 israelitas, dez dias depois do início das ofensivas.

Na segunda-feira, Biden tomou pela primeira vez uma posição pública a favor de um cessar-fogo, após ter recebido pressões de membros do Partido Democrata e de outros países para desempenhar um papel mais ativo na crise no Médio Oriente.

Leia Também: Santos Silva partilha "graves preocupações" com Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório