Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: R(t) continua a subir, mas incidência e internamentos descem

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: R(t) continua a subir, mas incidência e internamentos descem
Notícias ao Minuto

08:28 - 14/05/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

Portugal Continental está em Situação de Calamidade até às 23h59 de dia 30 de maio, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, ontem, após mais um Conselho de Ministros.

Até essa altura, o teletrabalho mantém-se obrigatório.

Além de enumerar os concelhos que recuam e os que seguem a desconfinar, Mariana Vieira da Silva esclareceu as regras que vigorarão nas praias e divulgou que os parques infantis privados, assim como a diversão itinerante, podem reabrir

Esta sexta-feira, Portugal reportou 450 novos casos de Covid-19. Apesar do número de casos ativos estar a crescer, continua a verificar-se uma diminuição nos internamentos, da incidência e não foi registada qualquer morte.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

16h00 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link

15h42 - O Presidente da República promulgou esta sexta-feira o diploma que regula o acesso e a ocupação das praias durante a época balnear deste ano, no contexto da pandemia da Covid-19, alertando para a aplicação prática do novo regime sancionatório.

15h30 - A Irlanda, tal como Portugal, não registou, esta sexta-feira, qualquer óbito relacionado com a Covid-19.

Quanto a novos casos, este país reportou menos que o nosso. De acordo com as autoridades de saúde, apenas 96 dos testes realizados tiveram resultado positivo. A Irlanda tem, neste momento 39 doentes internados, três dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

15h21 - A Alemanha vai, segundo a Reuters, classificar o Reino Unido como região de risco, devido ao aparecimento de casos da variante indiana no país.

15h18 - A Suécia reportou 9.192 novos casos de Covid-19, desde a passada quarta-feira, e oito vítimas mortais devido à doença. De acordo com as autoridades de saúde, desde o início da pandemia, o pais, de 10 milhões de habitantes, registou 14.275 mortes associadas à pandemia.

15h05 - A Delta Air Lines vai exigir vacina contra a Covid-19 a todos os novos funcionários dos EUA. A companhia aérea é assim a primeira grande empresa a oficializar tal medida.

15h00 - Itália suspendeu a exigência de quarentenas a todos os residentes que viagem para países da União Europeia, Reino Unido e Israel.

14h48 - A Eslováquia colocou um ponto final no seu Estado de Emergência com o recuo da pandemia de coronavírus, na sequência do "sucesso" da vacinação. Apesar disso, o primeiro-ministro Eduard Heger, alertou a população para que continuem a assumir um comportamento responsável. 

14h36 - "Vacinação não é garantia de imunidade", alertou esta sexta-feira a investigadora da OMS Soumya Swaminathan. De acordo com a responsável, "temos sorte de que a maioria das vacinas administradas e testadas são altamente eficazes, o que faz com que haja menos internamentos e menos mortes. Contudo, essas vacinas não são 100% eficazes em caso de infeção. Previnem cerca de 80%".

Por isso, a OMS aconselha que as medidas sanitárias de utilização de máscara e distância física continuem a ser utilizadas.

14h23 - Portugal voltou a registar, esta sexta-feira, dia 14 de maio, mais um dia sem mortes devido à Covid-19.

Já a nível de novos casos, de acordo com o relatório epidemiológico de hoje, foram registados 450.

Outros dados a ter em conta no relatório:

  • R(t) subiu para 0.95 tanto a nível nacional como continental
  • A incidência desceu
  • Internamentos desceram nas enfermarias. São menos 8 em 24h
  • Nos Cuidados Intensivos estão hospitalizadas 72 pessoas (+2)

14h07 - Os turistas holandeses já podem viajar até às ilhas Baleares e das Canárias sem terem de ficar em quarentena no regresso, anunciou o embaixador Jan Versteeg no Twitter.

As Ilhas Baleares registaram 52 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, Já as Ilhas Canárias reportaram 86 casos, bem abaixo da incidência nacional espanhola de 166 casos.

14h00 - Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) agradeceu hoje aos líderes europeus a união na investigação, produção e distribuição de vacinas.

"Muito obrigado. Nos últimos 18 meses foram feitos muitos avanços no conhecimento da transmissão do vírus, nos tratamentos e nas vacinas" realçou o responsável, acrescentando que "é incrível como o mundo avançou em menos de 18 meses".

Durante a mesma conferência de imprensa, Tedros  explicou que a opção de abdicar da utilização da máscara por parte das pessoas já vacinadas, deve ser analisada individualmente por cada um dos estados.

"Cada país tem que levar em consideração a cobertura vacinal e a taxa de incidência, quando se trata de flexibilizar as medidas sanitárias. O controlo da circulação da Covid é fundamental. Tem de se analisar o R(t), as vacinas, a idade...tudo tem que ser levado em consideração", revelou o responsável ada OMS.

13h45 - Real Madrid isola Kroos. Internacional alemão esteve em "contacto direto" com infetado por Covid-19 e está em dúvida para a visita ao Athletic Bilbao

13h30 - Se tem mais de 55 anos e ainda não foi vacinado (a), pode fazer o agendamento da sua vacina no local e data que pretender, lembra o Ministério da Saúde.  Para isso, basta aceder ao site.  

13h10 - Foi aprovado o projeto de resolução da Iniciativa Liberal para a abertura gradual ao público de estádios, pavilhões e demais recintos desportivos! "Só o PS votou contra. Agora cabe ao governo cumprir o que o Parlamento acaba de aprovar. Libertem o desporto", escreve o deputado Cotrim Figueiredo nas redes sociais. 

12h57 - As vacinas contra a Covid-19 evitaram 33 mil internamentos e salvaram quase 12 mil vidas de pessoas idosas no Reino Unido, revelam esta sexta-feira as autoridades de saúde britânicas.

12h53 - Portugal 'abre as portas' aos turistas britânicos a partir de segunda-feira. A decisão, segundo a Sky News, foi confirmada pelo ministério dos Negócios Estrangeiros português.

Assim sendo, a partir das 00h de dia 17 de maio, os passageiros do Reino Unido apenas têm de apresentar um teste PCR negativo, nas 72 horas anteriores à data da viagem.

12h40 - França acrescentou Bahrein, Colômbia, Costa Rica e Uruguai à lista de países considerados de alto risco devido à incidência da Covid-19. As pessoas que chegam desses países terão que passar por quarentena obrigatória 10 dias após chegada, a partir de dia 16 de maio. Em abril, França incluiu Brasil, Chile, Argentina, África do Sul e Índia nesta mesma lista.

12h38 - Morreram quatro pessoas com a variante indiana da Covid-19 no Reino Unido, anunciaram, esta sexta-feira, as autoridades de saúde britânica. Os óbitos ocorreram entre o dia 5 e 12 de maio.

12h24 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou hoje que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 30 novos casos de Covid-19, sendo 27 em São Miguel e três na Terceira, na sequência de 2.136 análises realizadas.

11h40 -  O coronavírus está a devastar algumas regiões do interior da Índia. De acordo com a AFP, em algumas aldeias, os corpos estão a ser enterrados em covas rasas, noutras são 'entregues' aos rios. Os doentes têm pouca esperança de sobrevivência e apenas têm acesso a remédios feitos de ervas e a médicos não especializados.

11h35 - O governo da Lituânia doará 200 mil vacinas de Covid-19 aos seus vizinhos do Leste Europeu, incluindo 100 mil para a Ucrânia.

11h31 - Hong Kong está a impedir que 13 mil refugiados tenham acesso às vacinas da Covid-19.

11h23 - O Japão vai declarar Estado de Emergência em três regiões, duramente atingidas pela pandemia. Apesar da surpresa da medida, a mesma reflete a crescente preocupação sobre a disseminação da pandemia no país.

11h03 - A União Europeia já tem as "condições certas" para uma "reabertura segura" do turismo no verão, assegurou hoje o comissário europeu para o Mercado Interno, advertindo, porém, que a recuperação do setor "ainda vai demorar".

10h46 - A Rússia reportou, esta sexta-feira, 9.462 novas infeções por coronavírus e 393 mortes. As autoridades de saúde do país registaram, desde que a pandemia chegou ao país, 115.116 vítimas mortais devido à Covid-19. Contudo, a Agência Federal de Estatísticas garante que são pelo menos 250 mil. 

10h29 - António Zapatero defendeu hoje ser "incompreensível" que o ministério da Saúde espanhol ainda não tenha dito que vacina devem tomar os utentes a quem foram administradas a primeira dose da AstraZeneca. Em Madrid, 140 mil pessoas receberam a primeira dose desta vacina e continuam à espera de uma resolução, por isso, de acordo com o médico, "se essa resposta não chegar em breve, a segunda dose da vacina da AstraZeneca será disponibilizada a quem recebeu a primeira inoculação e voluntariamente assim o desejarem".

10h19 - Castela-La Mancha, em Espanha, prevê começar a vacinar as pessoas prevê começar a vacinar as pessoas entre os 30 e os 39 anos na última semana de junho.

10h08 - Timor-Leste registou hoje 239 novos casos de infeção com o SARS-CoV-2, o segundo maior número de sempre, depois do máximo registado na quinta-feira, com a grande maioria na capital, Díli.

10h07 - A União Europeia disponibilizou um milhão de euros de financiamento em ajuda humanitária para reforçar o combate à Covid-19, perante o aumento significativo do número de casos da pandemia no país.

10h00 - Porque não são só testes à Covid-19 que temos de fazer, a DGS promoveu, esta sexta-feira, os testes de VIH e hepatites virais. A campanha, no âmbito da Semana Europeia do Teste da Primavera 2021, reafirma a importância de partilhar as experiências adquiridas na área do VIH, hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis (IST).

09h56 - O primeiro-ministro da Índia pediu hoje precauções adicionais contra a propagação da pandemia de Covid-19 sobretudo aos habitantes das zonas rurais, onde vivem mais de dois terços da população.  

09h48 - A Grécia levantou hoje as limitações de movimento e reabriu o turismo após seis meses de confinamento, apesar dos números ainda muito elevados de infeções por covid-19, que segundo os especialistas podem provocar uma expansão da pandemia.

09h43 - A origem do novo coronavírus ainda não está clara e a teoria de que este foi causado por uma fuga de laboratório deve ser levada a sério, até que haja uma investigação rigorosa, baseada em factos, declarou um grupo de 18 investigadores à revista Science.

09h33 - Das praias ao desporto, recorde aqui que muda a partir de segunda-feira.

09h32 - As mães de adultos com deficiência que promoveram uma carta aberta pela vacinação prioritária destas pessoas contra a Covid-19 alertam que o processo está atrasado e que a estratégia tem sido errática e incongruente na definição de critérios para esta população.

09h11 - Foi publicado, esta sexta-feira, em Diário da República a autorização de reforço de realização de despesa para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. 

09h05 - De acordo com um novo estudo, publicado no World Journal of Men's Health e divulgado pela Sky News, o novo coronavírus pode infetar o tecido do pénis e potencialmente contribuir para a disfunção erétil.

08h27 - O Jornal de Notícias revela hoje que os medicamentos ficaram mais caros durante a pandemia. De acordo com o diário, os portugueses consumiram menos quatro milhões de embalagens de medicamentos em 2020, mas o Serviço Nacional de Saúde (SNS) pagou mais 32,1 milhões de euros pelos fármacos, apesar da despesa a cargo dos utentes ter diminuído 3,3 milhões.

08h18 - Cerca de 8,5% da população de Díli, ou mais de 25.500 pessoas, já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, com mais de 9.700 pessoas a serem inoculadas nos últimos quatro dias.

08h00 - De acordo com um estudo britânico, divulgado esta sexta-feira e citado pela Reuters, atrasar a segunda dose da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 para 12 semanas, após a primeira injeção, aumenta a resposta dos anticorpos em pessoas mais velhas. 

07h44 - A Índia voltou a registar, pelo terceiro dia consecutivo,  quatro mil mortos. Quanto a novos casos, de acordo com as autoridades de saúde, foram reportados 343.144 nas últimas 24 horas.

07h40 - O CEO da empresa especializada em finanças pessoais Doutor Finanças considera que as famílias que estejam a antecipar problemas de incumprimento, com o fim das moratórias, devem agir o mais depressa possível.

07h38 -  A Alemanha reportou, esta sexta-feira, mais 190 mortes e 11.336 casos de Covid-19.

07h30 -  O jornal Público revela hoje que ouviu vários especialistas e que estes concordam com a dispensa das máscaras na população que já foi vacinada e em contextos específicos, mas primeiro, é preciso olhar para o impacto da vacinação.

07h23 - Gosta do teletrabalho? De acordo com o CEO da WeWork (Microsoft), Sandeep Mathrani, é "problema de liderança".

07h20 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira aprovou hoje os testes da vacina indiana contra a Covid-19 Covaxin em voluntários no Brasil, informou o órgão regulador.

07h11 - O governo da Nova Zelândia, um dos países que mais bem geriu a pandemia, comprometeu-se hoje a enviar 1,2 milhões de vacinas contra a Covid-19 para vários países das ilhas do Pacífico.

07h05 -  Enquanto dormia:

07h00 -  Bom dia! Iniciámos aqui um novo registo. Para conferir tudo o que se passou ontem relacionado com a pandemia da Covid-19 clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos seguem 'a descer' e recuperados a aumentar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório