Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

EUA vão ter instalação marítima de energia eólica no Massachusetts

O governo dos EUA autorizou hoje a construção da primeira grande instalação marítima de energia eólica no país, promovida por um consórcio empresarial.

EUA vão ter instalação marítima de energia eólica no Massachusetts
Notícias ao Minuto

23:45 - 11/05/21 por Lusa

Mundo EUA

O projeto Vineyard Wind, a instalar na costa do Estado do Massachusetts, vai gerar 800 megawatts de eletricidade e criar 3.600 postos de trabalho, indicou o Departamento do Interior.

Prevê-se que tenha uma capacidade para abastecer 400 mil habitações.

"Um futuro com energia limpa está ao alcance da mão dos EUA", salientou a secretária do Interior, Deb Haaland, em comunicado.

Haaland destacou que a aprovação do projeto é "um importante passo em frente" para "criar empregos bem remunerados", ao mesmo tempo que combate as alterações climáticas e reforça o abastecimento elétrico no país.

O parque eólico, com um investimento estimado superior a dois mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros), vai ficar situado a 38,6 quilómetros a sul da ilha de Martha's Vineyard, no nordeste dos EUA, e com 84 turbinas instaladas.

O objetivo é que Vineyard Wind, promovido pelo consórcio das empresas Copenhagen Infrastructure Partner e Avangrid Renewables, possa estar a funcionar a partir de 2023.

O projeto é chave para o cumprimento das metas do governo do presidente Joe Biden, de ter instalado mais de 30 mil megawatts de energia eólica nas costas dos EUA, até 2030.

Desde a sua chegada à Casa Branca, em janeiro passado, Biden marcou uma notável mudança de rumo na política energética do país, ao insistir que a transição para uma economia sustentável e a promoção de energias renováveis são as prioridades da sua Presidência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório