Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Arábia Saudita e Paquistão assinam acordos para reforçar relações

A Arábia Saudita e o Paquistão assinaram hoje acordos para reforçar as suas relações, após meses de tensão entre os dois aliados por causa da disputa da região de Caxemira entre indianos e paquistaneses.

Arábia Saudita e Paquistão assinam acordos para reforçar relações
Notícias ao Minuto

14:16 - 08/05/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

Embora a Arábia Saudita tenha sido o primeiro país visitado pelo primeiro-ministro paquistanês após a sua eleição, em 2018, Riade mostrou-se posteriormente descontente nos seus relatórios sobre as relações com Islamabad.

Apesar do apoio económico prestado por Riade ao Paquistão nos últimos anos, no valor de milhares de milhões de dólares em ajuda e crédito, os observadores notam que o reino também está interessado em não contrariar a Índia, um parceiro comercial importante e importador de petróleo saudita.

O príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, e o Presidente paquistanês, Imran Khan, que chegou na sexta-feira para uma visita de três dias, sublinharam "a importância de expandir e intensificar os horizontes da [sua] cooperação".

De acordo com a agência noticiosa estatal saudita, os dois países assinaram dois acordos na cidade ocidental de Jidá nas áreas da justiça e da criminalidade.

Dois outros documentos, sobre a luta contra o tráfico de droga e sobre o financiamento de projetos nos domínios da energia, infraestruturas, transportes, água e comunicações, foram também rubricados.

Durante a viagem, Imran Khan, que já visitou o reino seis vezes, manifestou a intenção de se concentrar na melhoria das relações com a Arábia Saudita e responder às necessidades dos cerca de 2,5 milhões de paquistaneses que trabalham no país.

Leia Também: Arábia Saudita suspende compras de 11 empresas de carne de aves do Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório