Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Edição

Irlanda do Norte assinala centenário de modo discreto

A Rainha Isabel II salientou hoje a necessidade de "reconciliação, igualdade e compreensão mútua" ao felicitar o povo da Irlanda do Norte pelo centenário da província britânica.

Irlanda do Norte assinala centenário de modo discreto

A Irlanda do Norte foi criada a 3 de maio de 1921, quando a Lei do Governo da Irlanda entrou em vigor e dividiu a ilha da Irlanda em duas entidades: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, ao lado da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

A província britânica celebra o seu centenário num ambiente turbulento, por entre a pandemia do coronavírus, as tensões devido ao 'Brexit' e a busca por um novo líder.

As cerimónias para marcar o centenário foram canceladas há muito devido à crise sanitária e no início de abril a Irlanda do Norte registou a pior violência em anos.

Desde que foi criada a Irlanda do Norte, a sociedade tem estado dividida entre os que desejam permanecer no Reino Unido -- os unionistas, sobretudo protestantes - e os que preferiam que se reunificasse com a República da Irlanda -- republicanos, em grande parte católicos.

Trinta anos de violência sectária, designados 'Troubles', causaram cerca de 3.500 mortos.

O acordo de paz de 1988 pôs fim à violência, mas com as alterações devido à saída do Reino Unido da União Europeia a tensão foi exacerbada e no início de abril registaram-se várias noites de motins na Irlanda do Norte, que deixaram 88 polícias feridos.

"Este aniversário recorda-nos da nossa história complexa e oferece uma oportunidade para refletir sobre a nossa união e diversidade", disse a Rainha num comunicado.

"É claro que reconciliação, igualdade e compreensão mútua não podem ser dados como garantidos e exigem firmeza e compromisso sustentados", acrescentou.

Numa mensagem na rede social Twitter, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, saudou um "aniversário muito importante", marcando "a formação do Reino Unido como o conhecemos hoje".

Para Johnson, este é um "momento de reflexão partilhada", também ocasião para "celebrar a Irlanda do Norte e construir um futuro melhor para todo o seu povo".

Não haverá grandes celebrações, mas o centenário será assinalado com a plantação de árvores em escolas e um programa para os jovens explorarem como será o futuro nos próximos 100 anos.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório