Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Escócia. Vitória do SNP esperada, mas maioria é importante para referendo

A vitória do Partido Nacionalista Escocês (SNP) para a assembleia regional autónoma a 06 de maio é dada como certa, mas o que está em causa é a formação de uma "supermaioria" que aumente a pressão para um novo referendo à independência. 

Escócia. Vitória do SNP esperada, mas maioria é importante para referendo
Notícias ao Minuto

09:01 - 03/05/21 por Lusa

Mundo Escócia

Foi invocando este objetivo que o antigo líder escocês Alex Salmond regressou à vida política ativa, reabilitado pela justiça de acusações de assédio sexual, e formou o partido Alba. 

Salmond pretende beneficiar dos segundos votos dos eleitores do "sistema de membro adicional", um modelo híbrido que mistura um elemento de maioria simples e outro de representação proporcional.

Os eleitores têm dois boletins de voto, um que determina 73 deputados por circunscrições num sistema de maioria simples e outro para os restantes 56, que são distribuídos de forma proporcional pelos outros partidos mais votados a nível regional. 

O Alba só está a concorrer nas listas regionais para tentar beneficiar do voto secundário "independentista", mas os analistas questionam tanto o sucesso desta estratégia como o possível impacto. 

"Não há nada nas sondagens que temos atualmente que sugira que a maioria com que Alex Salmond sonha está prestes a acontecer", disse Nicola McEwen, professora na Universidade de Edimburgo, num evento do instituto UK in a Changing Europe.

Por outro lado, mesmo que exista uma maioria na assembleia regional de Holyrood a favor de um segundo referendo à independência, 'indyref2' como é conhecido, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não é obrigado juridicamente a autorizar um novo referendo.  

Pelo contrário, afirma esta académica, "é um pouco mais fácil para ele resistir a essa pressão se o SNP não atingir a uma maioria absoluta parlamentar", mesmo que exista maioria pró-independência, juntamente com os Verdes e o Alba. 

A composição do Parlamento escocês decide quem forma o Governo escocês e é a assembleia regional que fiscaliza o Executivo e legisla sobre uma série de políticas regionais, como educação, ambiente, agricultura e saúde, incluindo a gestão da pandemia covid-19.

A forma como a chefe do Governo escocês e líder do SNP, Nicola Sturgeon, conduziu o país durante a crise pandémica é considerada positiva e reflete-se nas sondagens de elevada popularidade pessoal e do partido. 

Contudo, as sondagens ainda deixam em aberto se haverá uma maioria absoluta do SNP, e os resultados só deverão ser conhecidos no sábado ao fim do dia. 

Estas eleições também serão um teste para o novo líder trabalhista escocês, Anas Sarwar, cujo partido antes dominava a Escócia, e para o líder conservador, Douglas Ross.

Leia Também: Escócia. Ativistas portugueses confiantes numa maioria pró-independência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório