Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

PAICV reúne-se em breve para discutir liderança

O Conselho Nacional do PAICV vai reunir-se até junho para discutir a liderança do partido, após o pedido de demissão de Janira Hopffer Almada, na sequência da derrota nas legislativas de 18 de abril, disse hoje fonte oficial. 

PAICV reúne-se em breve para discutir liderança
Notícias ao Minuto

18:32 - 30/04/21 por Lusa

Mundo Cabo Verde

Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para dar conta dos resultados da reunião da Comissão Política Nacional, o vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João Batista Pereira, disse que o pedido de demissão de Janira Hopffer Almada vai ser apresentado proximamente ao Conselho Nacional do partido, o órgão máximo entre os congressos. 

"Nessa linha, e proximamente, será reunido, nos termos estatutários, o Conselho Nacional do partido, para os devidos efeitos", informou o dirigente partidário, indicando que essa reunião poderá acontecer em maio ou início de junho, após a posse dos deputados à Assembleia Nacional. 

Neste momento, referiu que o PAICV está em fase de composição do grupo parlamentar, que a Assembleia Nacional deverá reunir-se pela primeira vez em 19 de maio, o 20.º dia após a publicação dos resultados oficiais das eleições, e que só depois disso o partido vai discutir a sua liderança. 

Depois de falhar pela segunda vez a vitória do PAICV (perdeu em 2016 para o MpD após 15 anos no poder), a líder do atual maior partido da oposição cabo-verdiana, Janira Hopffer Almada, anunciou que vai demitir-se do cargo. 

"Como sempre disse, para mim, a política não pode ser encarada como profissão nem como carreira. Penso que na política sempre é preciso ser-se coerente e consequente e retiro sim consequências políticas dos resultados destas eleições, por isso, nos próximos dias apresentarei a minha demissão como presidente do PAICV aos órgãos do partido", anunciou. 

Segundo o mapa com o resultado total da eleição de 18 de abril publicado pela CNE, o MpD obteve 110.211 votos, o que corresponde a 50,04% do total, e elegeu 38 deputados, enquanto o PAICV conseguiu 87.151 votos, equivalentes a 39,57%, ficando com 30 deputados. 

Já a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) teve 19.796 votos, que corresponde a 8,99%, tendo conseguido quatro deputados, todos pelo círculo eleitoral de São Vicente. 

Concorreram ainda o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), Partido Popular (PP) e Partido Social Democrático (PSD), mas não conseguiram votos suficientes para eleger deputados à Assembleia Nacional de Cabo Verde. 

O ciclo eleitoral em Cabo Verde começou em outubro de 2020 com as eleições autárquicas, prosseguindo em 18 de abril com as legislativas e termina em 17 de outubro próximo com a primeira volta para as presidenciais, às quais já não concorre o atual chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, por ter atingido os dois mandados legalmente previstos.

Leia Também: PAICV leva governo e MpD a tribunal por alegados ilícitos eleitorais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório