Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Rt e incidência desceram; J&J será dada a maiores de 50

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt e incidência desceram; J&J será dada a maiores de 50
Notícias ao Minuto

08:15 - 30/04/21 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira que a generalidade do país, que passa a estar em situação de calamidade, avança para a quarta e última fase do plano de desconfinamento e que o alívio de restrições entra em vigor já no fim de semana.

Assim, a partir de amanhã, dia 1 de maio, restaurantes, cafés e bares passam a estar abertos até às 22h30 (recorde tudo o que vai mudar). Além disso, as fronteiras vão reabrir também amanhã. 

Dos 278 concelhos, há oito que ficam para trás no plano de desconfinamento e em Odemira foi imposta uma cerca sanitária. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00- Boa tarde! Este acompanhamento chegou ao fim, mas pode acompanhar-nos até ao final da noite aqui. 

15h45 - Madeira já aprovou Situação de Calamidade. resolução que implementa a Situação de Calamidade já foi aprovada na Madeira, anunciou esta sexta-feira o presidente do Governo Regional, que deixou elogios à população.

15h15 - Presidente da Câmara de Odemira manifesta indignação, em conferência de imprensa, perante as decisões tomadas ontem pelo Governo a duas das freguesias do concelho. O autarca deu conta, na sequência da requisição civil ao hotel Zmar, esta unidade ficará disponível para  isolamentos profiláticos e que a pousada de Almograve se destinará a doentes Covid-19

15h05- A Madeira é a única região que regista um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 superior a 1, com todas as outras a apresentarem um valor igual ou inferior a este limite, anunciou hoje o INSA.

15h00 - Professores dos Açores querem prioridade na vacinação. O Sindicato Democrático dos Açores (SDPA) indicou hoje a necessidade de os professores e educadores de infância terem "acesso prioritário" às vacinas na retoma das aulas presenciais, na ilha de São Miguel.

14h45 - O presidente da Câmara de Vidigueira (Beja) afirmou hoje que o concelho vai ter nos próximos dias "o máximo dos cuidados" para sair da taxa de incidência da Covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

14h30 - Há 41 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo. Saiba como está a situação no seu município

14h15 - Segunda dose? A Direção-Geral da Saúde (DGS) admite que utentes abaixo dos 60 anos vacinados com a primeira dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 podem receber a segunda dose ou esperar por informações sobre a combinação com outra vacina, de acordo com uma atualização da norma também publicada hoje. 

14h02 - Acaba de ser divulgado o relatório da DGS relativo à evolução da situação epidemiológica nas últimas 24 horas. Há a registar mais 460 novos contágios, mas nenhum óbito pela segunda vez esta semana. Quanto a recuperados foram mais 512 nas últimas horas.

Os internamentos não registaram quaisquer alterações, mantendo-se 324 doentes hospitalizados, dos quais 89 em unidades de Cuidados Intensivos.

Atualizados foram também, esta sexta-feira, os dados sobre a incidência e o índice de transmissibilidade (Rt) tendo ambos descido. A incidência é agora de 66,9 casos de infeção por 100 000 habitantes (era de 69,3 na quarta-feira), e o Rt de 0,98 (era de 1).

Notícias ao Minuto Matriz de Risco 30 de abril© DGS  

13h51 - Mais de 156 mil cidadãos agendaram vacina através do portal do auto-agendamento para vacinação. Os dados são do Ministério da Saúde, que admite ainda assim problemas de funcionamento no portal

13h46 - Elvas celebra a tão desejada reabertura das fronteiras. O presidente da Câmara de Elvas (Portalegre), Nuno Mocinha, manifestou-se "bastante satisfeito" com a reabertura das fronteiras terrestres com Espanha a partir de sábado, sublinhando que era uma medida que "todos" ambicionavam

13h41 - Beja deverá estar "sempre na linha de risco". O alerta é do presidente da Câmara, Paulo Arsénio, tendo em conta a taxa de incidência da Covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes

"Beja tem alguns bairros complicados e temos também uma grande percentagem de população migrante. Somos um concelho, analisando todas estas características e variáveis, que estaremos sempre na linha de risco", lamentou o autarca, em declarações à agência Lusa

13h29 - BioNTech considera possível vacina para crianças dos 12 aos 15 anos em junho. O laboratório alemão BioNTech está prestes a solicitar à União Europeia uma autorização para utilização da vacina contra a Covid-19 em crianças dos 12 aos 15 anos, esperando ser possível uma homologação em junho. "Na Europa, estamos nas últimas etapas de submissão" de dados de ensaios clínicos à Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), disse à revista alemã Spiegel o cofundador e diretor da empresa Ugur Sahin, acrescentando que a validação deverá demorar entre quatro a seis semanas.

Esta vacina está atualmente autorizada apenas para pessoas com 16 anos ou mais.

13h23 - Bruxelas já recebeu cinco planos de recuperação e espera mais ainda hoje. A Comissão Europeia já recebeu cinco Planos nacionais de Recuperação e Resiliência (PRR) - de Portugal, Grécia, Alemanha, Eslováquia e França - e espera ainda hoje "um significativo número" de outros, dado o aproximar do fim do prazo.

13h22 - Açores com 15 novos casos e 23 recuperações. Os Açores registaram nas últimas 24 horas 15 novos casos de Covid-19, todos em São Miguel, e foram registadas 23 recuperações, estando internados 15 pacientes, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde.

13h16 - França promete vacina a todos os adultos a partir de 15 de junho. A vacina anti-Covid-19 vai poder ser administrada a todos os adultos em França a partir de 15 de junho, anunciou hoje o Presidente, Emmanuel Macron, numa mensagem divulgada através da rede social Twitter.

13h15 - Interior do país terá mais de 57 espaços de teletrabalho em junho. A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje que espera ter a funcionar em junho mais de 57 espaços de teletrabalho no interior do país, que acolherão todas as pessoas que se mostrem interessadas.

13h11 - Lisboa apoia retoma da atividade do comércio e restauração com 13 milhões. A Câmara de Lisboa vai lançar uma nova fase do programa que apoia a fundo perdido as empresas da cidade, com mais 13 milhões de euros, tendo como objetivo ajudar à retoma da atividade após o período de confinamento.

13h09 - Cerca sanitária "encheu" de dúvidas trabalhadores do concelho de Odemira. A cerca sanitária em duas freguesias de Odemira, devido à Covid-19, "encheu" de dúvidas quem trabalha na sede de concelho, mas reside ou passa diariamente nessas zonas, apesar de hoje terem realizado a viagem com sucesso.

13h05 - Charles Michel quer maior cooperação com setor para acelerar vacinas. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, defendeu hoje em Luanda maior cooperação entre governos e setor privado para acelerar a produção de vacinas, sobretudo no continente africano, e elogiou o processo de vacinação em Angola.

12h50- "Boas notícias" para o Alandroal. O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, considerou hoje como "boas notícias" a entrada do seu concelho na quarta fase do plano de desconfinamento de Portugal continental e elogiou as alterações dos critérios de avaliação

12h40 - Grávidas podem ser vacinadas com a J&J?A DGS informa que a experiência com a utilização da vacina da Janssen em mulheres grávidas é "limitada" e que "estudos em animais não indicaram efeitos negativos no feto ou na grávida". Nesse sentido, "se os benefícios esperados ultrapassarem os potenciais riscos para a mulher, a vacina poderá ser considerada, por prescrição do médico assistente". Além disso, acrescenta-se,  "não é necessário evitar a gravidez após a vacinação". 

12h30 - Tal como tinha avançado Lacerda Sales, Portugal decidiu que vai administrar a vacina da Janssen a maiores de 50. "Os estudos em curso e os dados que continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos podem justificar a revisão desta recomendação a qualquer momento", pode ler-se na norma hoje publicada. 

11h45 - A administração da vacina da Johnson & Jonhson em Portugal será limitada a maiores de 50 anos, revelou hoje Lacerda Sales. "Estes planos são ajustáveis e têm sempre uma adaptação permanente, progressiva, àquilo que a Ciência nos vai dando", acrescentou  o governante em declarações aos jornalistas após uma visita ao Centro Hospitalar do Oeste.

11h40 - Menos de 2% das mortes em Portugal no começo de abril atribuídas à Covid-19, revela INE. No período entre 05 e 18 de abril morreram em Portugal 3940 pessoas. Entre 05 e 11 de abril morreram 33 pessoas com Covid-19 e entre 12 e 18 de abril morreram 28 com a doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2

11h35 - Confiança no auto-agendamento para vacinação. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde destaca que tem havido cada vez mais procura no portal do auto-agendamento da vacinação contra a Covid-19. "Tem havido muitas solicitações, o que é um bom sinal, demonstra a confiança que as pessoas têm no auto-agendamento", referiu António Lacerda Sales, após uma visita ao Centro Hospitalar do Oeste.

11h30 - Dados de Timor-Leste. Timor-Leste registou 86 casos de infeção com o SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, a maioria na capital timorense, segundo informou hoje o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

10h40 - "Medida desproporcional". Após a decisão do Governo de impor uma cerca sanitária no concelho de Odemira, a autarquia reuniu ontem com caráter de urgência, considerando, de uma forma unânime, que "existiam condições objetivas para um desconfinamento geral do concelho, face à descida acentuada do número de casos de infeção e ao incremento da taxa de vacinação nos últimos 14 dias"

O município reivindica "a tomada de medidas imediatas para o apoio ao tecido económico local de Odemira, privado de desenvolver a sua atividade económica regular" e "a urgente vacinação de toda a população do concelho".

Exige também "o ponto de situação urgente do cumprimento das medidas relativas ao alojamento de trabalhadores previsto na Resolução do Conselho de Ministros N.º 179/2019, de 24 de outubro".  E reitera  à Assembleia da República e ao Governo, com caracter urgente, "a produção de legislação que vise regular e estabelecer os limites de lotação por tipologia habitacional e um modelo de fiscalização e contraordenacional", assim como "a revisão da metodologia de cálculo dos indicadores de infeção que servem de base à decisão"

10h30 - A cerca sanitária em duas freguesias do concelho de Odemira, distrito de Beja, criada devido à elevada incidência de casos de Covid-19, iniciou-se às 8h00 de hoje e tem seis pontos de passagem, informou fonte da GNR.

10h25 - A Direção-Geral de Saúde atualizou a orientação sobre os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em empresas.

"A vacinação contra a COVID-19 é uma forma de prevenção do surgimento de doença grave e suas consequências. Os empregadores deverão facilitar o acesso dos trabalhadores aos pontos de vacinação para a Covid-19, mesmo durante o período de trabalho, de acordo com os grupos prioritários estabelecidos no Plano de Vacinação contra a COVID-19, em concordância com a Norma nº 002/2021 da DGS", pode ler-se no documento que detalha como devem as empresas proceder para evitar contágios ou estando perante casos suspeitos e/ou confirmados da doença. Consulte a orientação na íntegra 

10h00 - Impacto do confinamento na economia. O produto interno bruto (PIB) contraiu 5,4% em termos homólogos e 3,3% em cadeia nos primeiros três meses do ano, de acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Estes dados refletem o impacto do confinamento, no arranque de 2021, na economia portuguesa. 

9h40 - Espanha prolonga até fim de maio restrições à chegada de países terceiros. País vizinho decidiu prolongar até 31 de maio as restrições temporárias às chegadas consideradas não essenciais de países terceiros da União Europeia (UE) e associados ao espaço Schengen europeu, devido à Covid-19.

9h15 - Vacinas com defeitos. As vacinas da BioNTech contra a Covid-19 com defeitos na embalagem em Macau vão ver enviadas para a Alemanha para serem destruídas, anunciou o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus de Macau.

9h10 - O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer já chegou ao Brasil. De acordo com o G1, o avião com um milhão de doses desta vacina chegou ontem ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo. 

9h02- Portugal envia medicamentos ao Brasil. Chega hoje a São Paulo um lote de medicamentos (Atropina Lebesfal) para uso hospitalar no apoio ao tratamento da Covid-19, que será entregue pelo Governo Português ao Brasil, anuncia o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta sexta-feira.

"Portugal mobiliza-se, deste modo, uma vez mais, contribuindo para o esforço que se vem desenvolvendo no desafiante combate a esta pandemia, numa manifestação de solidariedade com todos os cidadãos brasileiros". 

9h00- O país avança amanhã para a quarta e última fase do desconfinamento, com a reabertura de fronteiras e horários do comércio alargados. O primeiro-ministro alerta que, apesar de a evolução esteja a ser positiva, "nada está garantido". "É uma luta que teremos de continuar a travar. Não podemos perder aquilo que conquistámos". 

8h20 - Portugal é agora o país da União Europeia  com menos mortes diárias por Covid-19, de acordo com os dados mais recentes do Centro Europeu de Controlo de Doenças, atualizados esta quinta-feira. O país regista 4.56 mortes nos últimos 14 dias por milhão de habitantes. No que respeita à incidência, Portugal ocupa agora o segundo lugar, ao registar 66.75 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Com 66.22 casos por 100 mil habitantes, a Finlândia é agora o país da UE com menor incidência. 

Notícias ao Minuto Incidência por 100 mil habitantes a 14 dias© ECDC  

7h50 - Situação no Brasil. "Chegou a um número enorme de mortes agora aqui". O Presidente brasileiro lamentou na quinta-feira o "número enorme de mortes" provocadas pela covid-19 no país, que já ultrapassou os 400 mil óbitos, mas frisou que as medidas de isolamento social levarão a "sociedade à miséria".

7h45 - Dados dos EUA. Os Estados Unidos registaram 755 mortes provocadas por covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os 575 mil óbitos, além de 54.311 novos casos da doença, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

7h35 - Situação na Índia. A Índia registou mais de 386 mil casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo mundial de contágios, além de 3.498 mortos, anunciaram hoje as autoridades indianas.

7h35 - Dados da Alemanha. Alemanha reportou, nas últimas 24 horas, mais 24.329 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 306 mortes associadas à Covid-19, indicam os dados do Instituto Robert Koch. Os dados de hoje seguem a tendência dos últimos dias, registando-se um aumento do número de óbitos em relação a ontem, dia em que foram reportados 264 mortes. 

7h30 - Dados globais. Mais de 150 milhões de casos de covid-19 foram diagnosticados em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o último balanço da agência France-Presse (AFP), numa altura em que se registam recordes diários de contágios

7h00- Bom dia! Iniciamos aqui um novo acompanhamento AO MINUTO dos desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. Recorde as incidências do dia de ontem aqui. 

Leia Também: Covid-19: Não tomar segunda dose da vacina pode prolongar a pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório