Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Trump reage a buscas do FBI a casa de Giuliani. "É muito, muito injusto"

A polícia federal norte-americana (FBI) executou, na quarta-feira, mandados de busca para o escritório e casa de Rudolph Giuliani, advogado do ex-presidente Donald Trump.

Trump reage a buscas do FBI a casa de Giuliani. "É muito, muito injusto"
Notícias ao Minuto

15:18 - 29/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Rudy Giuliani

O ex-presidente norte-americano reagiu esta quinta-feira às notícias que dão conta de buscas na residência do seu advogado, Rudolph 'Rudy' Giuliani, no âmbito de uma investigação a negócios em que o antigo mayor de Nova Iorque participou na Ucrânia.

"O Rudy Giuliani é um grande patriota, ele faz estas coisas... ele ama este país. E eles fazem buscas no apartamento dele? É tão injusto. São dois pesos e duas medidas. Nunca vi nada assim. É muito, muito injusto", disse Donald Trump, em declarações por telefone feitas à Fox Business.

"Tem que se compreender o Rudy. Ele ama tanto este país. É terrível quando se vê o que se está a passar no nosso país, com a corrupção e os problemas. E vão atrás do Rudy Giuliani. É muito triste, de facto", acrescentou.

"Eu não sei do que é que eles andam à procura, o que estão a fazer. Dizem que tem a ver com o processamento de vários documentos, relativamente a lobby", continuou o republicano, alegando, depois, sem apresentar provas, que Joe Biden e o filho, Hunter Biden, fazem lobby ilegal fora do país.

Conforme foi ontem noticiado, ainda não há detalhes sobre qual o teor concreto da investigação, mas os mandados de busca surgem na mesma altura em que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) confirmou que ainda está em curso a investigação ao também aliado de Donald Trump, que no ano passado foi apanhado no 'mockumentary', ou falso documentário, de Sacha Baron Cohen.

Giuliani foi uma figura central na tentativa de o antigo presidente encontrar maneiras de desacreditar o então adversário político na corrida à Casa Branca, o democrata Joe Biden - que venceu as eleições presidenciais de 3 de novembro - através da criação de polémicas sobre Hunter Biden, um dos filhos do democrata, que está atualmente a ser acusado de fraude fiscal pelo Departamento de Justiça.

O The New York Times explicitou que a investigação tem por base uma alegada violação da legislação de lobby pela parte do antigo autarca nova-iorquino.

Leia Também: FBI faz buscas no escritório e casa de advogado de Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório