Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Polónia: Acordo para o encerramento das minas de carvão até 2049

O Governo polaco e os sindicatos chegaram hoje a um acordo preliminar sobre o encerramento até 2049 de todas as minas de carvão do país, que prevê indemnizações para 120.000 trabalhadores e ajudas para a bacia mineira da Silésia.

Polónia: Acordo para o encerramento das minas de carvão até 2049
Notícias ao Minuto

19:47 - 28/04/21 por Lusa

Mundo Polónia

O ministério estatal que negociou o acordo em nome do Governo definiu a decisão de "histórica".

No entanto, Dominik Kolorz, responsável do ramo local do sindicato Solidariedade, exprimiu um certo desencanto: "É difícil estar satisfeito quando liquidamos uma indústria tão importante", disse, citado pelo jornal Gazeta Wyborcza.

"Fizemos o que devíamos fazer, ajudar os trabalhadores", sublinhou.

"Não significa que tudo tenha terminado hoje. Teremos muito trabalho para criar empregos alternativos", acrescentou o sindicalista.

O setor mineiro é tradicionalmente um tema sensível na Polónia, um país de 38 milhões de habitantes onde os mineiros e as suas famílias representam uma parte importante do eleitorado.

O acordo deve ser ainda assinado e submetido à Comissão Europeia para que a ajuda prevista seja aprovada.

A Polónia depende atualmente do carvão em 70% para as suas necessidades energéticas e pretende reduzir a percentagem a 11% até 2040, antes de uma supressão total até 2050, a data-limite fixada pela União Europeia (UE).

As organizações de defesa do ambiente apelaram ao Governo para concretizar a medida e terminar com um dos mais graves problemas de poluição na UE.

Leia Também: Grupo de Visegrado condena "agressão" russa na República Checa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório