Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

ONU exige à Junta Militar que cumpra promessa de pôr fim à violência

O relator das Nações Unidas para Myanmar (ex-Birmânia), Thomas Andrews, exigiu hoje ao líder da Junta Militar birmanesa, general Min Aung Hlaing, que cumpra a promessa de pôr fim à violência no país, face às dúvidas entretanto surgidas.

ONU exige à Junta Militar que cumpra promessa de pôr fim à violência
Notícias ao Minuto

16:25 - 27/04/21 por Lusa

Mundo Myanmar

"O povo birmanês, que tem estado a protestar pacificamente no país para pedir a restauração da democracia, necessita de saber e merece saber se vai honrar o seu compromisso", afirmou Andrews, numa carta dirigida ao general que liderou o golpe de estado em Myanmar a 01 de fevereiro passado.

O relator da ONU enviou a carta depois de o general Hlaing ter, no fim de semana, acordado com os países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) o fim da violência contra civis, a iniciar o diálogo e a aceitar um mediador para ultrapassar a crise, promessa que hoje, a Junta Militar, relativizou e condicionou. 

Para Andrews, o líder da Junta Militar deverá dizer publicamente que vai honrar o compromisso.

"Espero que honre o direito fundamental do povo de Myanmar a expressar livremente os seus pontos de vista, sem medo de ser ferido, assassinado ou detido arbitrariamente", insistiu Andrews.

Para o relator da ONU, o fim da violência contra os manifestantes pacíficos é um "primeiro passo" para pôr fim a uma crise que já provocou "mais de 750 mortes, incluindo de crianças, às mãos das forças de segurança".

"Exijo ainda que libertem rápida e incondicionalmente todos os presos políticos detidos desde 01 de fevereiro, conforme exigido pelos líderes da ASEAN, incluindo o Presidente indonésio, Joko Widodo, e o primeiro-ministro da Malásia, Muhyiddin Yassin", prosseguiu.

Andrews exige ainda que o general Hlaing "honre o seu compromisso" de aceitar a visita do enviado especial da ASEAN e permitir que se reúna com todas as partes interessadas, incluindo o Presidente Win Myint e Aung San Suu Kyi. 

A ASEAN indicou no sábado que queria nomear um enviado especial para "facilitar a mediação" entre todas as partes.

Desde o golpe de estado que os birmaneses têm organizado protestos diários em todo o país contra os militares e para exigir a libertação dos mais de 3.000 detidos pela Junta, incluindo a líder governamental deposta, Suu Kyi. 

Embora a maioria dos protestos seja pacífica, alguns manifestantes formaram milícias que realizaram ataques contra os militares ou se juntaram aos guerrilheiros de minorias étnicas que lutam contra o exército birmanês há décadas.

Leia Também: Myanmar: Grupo armado Karen toma base militar no sudeste do país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório