Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Vídeo de marinheiros de submarino naufragado a cantar emociona Indonésia

A gravação foi feita semanas antes do acidente que vitimou os 53 tripulantes.

Notícias ao Minuto

12:13 - 27/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Indonésia

A marinha da Indonésia partilhou um vídeo emocionante onde é possível ver a tripulação do submarino, que afundou, a cantar a bordo da embarcação. O vídeo terá sido filmado semanas antes e nas imagens é possível ver os marinheiros a cantarem uma música popular no país chamada 'Sampai Jumpa' ('Até já', em tradução livre).

O submarino foi encontrado no domingo depois de se ter afundado ao largo da ilha de Bali, confirmando a morte dos 53 tripulantes.

Estava partido em três partes e tinha desaparecido na quarta-feira, tendo sido encontrado no fundo do mar após quatro dias de buscas.

No vídeo é possível ver o comandante do submarino Heri Oktavian entre o grupo que cantava. "Apesar de não estar pronto para sentir a tua falta, não estou pronto para viver sem ti. Desejo-te o melhor", cantavam, acompanhados à guitarra.

A gravação tinha sido feita como despedida de outro comandante que se ia embora da Marinha.

Centenas de militares, aviões e navios foram mobilizados para localizar o KRI Nanggala 402, submergível de construção alemã, com cerca de 40 anos, mas em boas condições, segundo a marinha, que desapareceu quando realizava manobras.

"O Estado concederá promoções honorárias de nível superior a estes soldados, pelo seu sacrifício e dedicação", disse o Presidente em comunicado, transmitindo "profundas condolências" pela morte dos 53 membros da tripulação do submarino.

As autoridades não deram explicações para o naufrágio, mas sugeriram que o submarino pode ter tido uma avaria que o impediu de voltar à superfície.

Pode ver o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Indonésia promove postumamente tripulantes de submarino acidentado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório