Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polícia que matou George Floyd conhece sentença a 16 de junho

Cada uma das acusações pode levar a uma pena máxima diferente, mas como não tem antecedentes criminais, Derek Chauvin só cumprirá um máximo de 12 anos e meio de prisão por cada uma das duas primeiras acusações e a quatro anos pela terceira.

Polícia que matou George Floyd conhece sentença a 16 de junho
Notícias ao Minuto

23:36 - 23/04/21 por Tomásia Sousa

Mundo George Floyd

Derek Chauvin, o ex-polícia norte-americano considerado culpado pela morte de George Floyd, vai conhecer a pena a que será condenado no próximo dia 16 de junho.

Chauvin está nesta altura numa prisão de máxima segurança, nos Estados Unidos, depois de ter sido considerado culpado dos três crimes de que foi acusado: homicídio em segundo grau, por causar a morte de Floyd sem intenção, mas com a consciência de que estava a provocar-lhe danos corporais graves; outra por provocar a morte do afroamericano, também sem intenção, mas como consequência de o expor a uma situação de perigo iminente; e a terceira por agir de forma negligente e causar a morte de Floyd.

A pena de só vai ser conhecida a 16 de junho, após uma avaliação que tem de ser feita pelo juiz que presidiu ao julgamento.

Cada uma das acusações pode levar a uma pena máxima diferente: 40 anos para homicídio em segundo grau; 25 anos para homicídio em terceiro grau; 10 anos para homicídio por negligência.

No entanto, como não tem antecedentes criminais, Chauvin só cumprirá um máximo de 12 anos e meio de prisão por cada uma das duas primeiras acusações e a quatro anos de prisão pela terceira.

O antigo agente da polícia de Minneapolis foi considerado o responsável pela morte de George Floyd, de 46 anos, ao ter-se mantido ajoelhado sobre o seu pescoço durante cerca de nove minutos, em maio do ano passado. A morte do afro-americano transformou-se num símbolo da luta contra a violência policial e o racismo nos EUA.

Leia Também: Floyd: Veredito resultou de maior "consciência" sobre movimento social

Recomendados para si

;
Campo obrigatório