Meteorologia

  • 18 MAIO 2021
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Rússia expulsará cinco diplomatas polacos em resposta a medida semelhante

A Rússia anunciou hoje que vai expulsar cinco diplomatas polacos do país em resposta a medida semelhante tomada na semana passada por Varsóvia contra três funcionários russos, que declarou 'persona non grata'.

Rússia expulsará cinco diplomatas polacos em resposta a medida semelhante
Notícias ao Minuto

12:24 - 23/04/21 por Lusa

Mundo Rússia

"Em resposta às ações provocatórias da Polónia de expulsão de diplomatas russos e com base no princípio da reciprocidade, o Ministério dos Negócios Estrangeiros declarou 'persona non grata' cinco funcionários da embaixada polaca na Federação Russa", indica o organismo dirigido por Serguei Lavrov, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

Os cinco diplomatas devem abandonar a Rússia até 16 de maio, precisa o comunicado do ministério.

A expulsão foi comunicada hoje ao embaixador polaco, Krysztof Krajewski, convocado pelas autoridades russas.

Moscovo transmitiu a Krajewski o seu "protesto enérgico" pelo anúncio de Varsóvia do passado dia 15 sob "um pretexto absurdo" que consistiu em expressar solidariedade com as sanções impostas pelos Estados Unidos à Rússia.

Nesse dia, Washington anunciou que sancionava a Rússia pela suposta interferência nas eleições presidenciais norte-americanas de 2020 e por um alegado ataque informático, o SolarWinds, além de criticar as ações russas na Ucrânia e no Afeganistão.

Na opinião russa, o passo dado pela Polónia foi "outra confirmação de que Varsóvia está conscientemente a seguir o caminho da degradação e destruição das relações bilaterais".

Devido às ações do governo polaco, "nos últimos anos, os contactos com a Rússia estão praticamente congelados", indicou o ministério russo.

Leia Também: Rússia convoca embaixador polaco após anúncio de expulsão de diplomatas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório